Estados Unidos registram primeira morte humana por gripe H5N1 deste ano

O paciente acima de 65 anos estava hospitalizado após exposição a uma combinação de galinhas criadas no quintal e pássaros selvagens.

O Departamento de Saúde de Louisiana, nos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira, 6, o primeiro caso de morte humana pela gripe aviária H5N1, segundo comunicado divulgado no site da instituição. O paciente acima de 65 anos estava hospitalizado, informou ter condições médicas preexistentes e contraiu a H5N1 após exposição a uma combinação de galinhas criadas no quintal e pássaros selvagens. Continua depois da publicidade

Em nota, o departamento de Louisiana disse que investigações não encontraram evidências de transmissões de pessoa para pessoa e que este continua a ser o único paciente identificado no estado. De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), este também é o primeiro paciente a falecer por gripe H5N1 nos EUA.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

“Embora o risco atual à saúde para o público em geral permaneça baixo, pessoas que trabalham com pássaros, aves domésticas ou vacas, ou têm exposição recreativa a eles, correm maior risco”, alertaram as autoridades de Louisiana. A recomendação do departamento de Saúde é evitar o contato com animais possivelmente infectados pela doença e tomar precauções quando o contato for necessário, incluindo o uso de proteção respiratória e ocular e luvas ao manusear aves.

Desde março de 2024, 66 infecções confirmadas de gripe aviária foram relatadas nos EUA, mas as doenças anteriores foram leves e a maioria foi detectada entre trabalhadores rurais expostos a aves ou vacas leiteiras doentes.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Por Laís Adriana, com informações da Associated Press / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *