Em apenas um dia, hospital Marques Basto realiza 19 cirurgias durante mutirão de prevenção do Câncer de pele

O câncer de pele mais frequente no Brasil é o “não melanoma” e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia escolheu o mês de dezembro, que marca o início do verão, para instituir a campanha ‘Dezembro laranja’ em busca de prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano. Continua depois da publicidade

Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h, além do uso de roupas e acessórios adequados.

Em Parnaíba o Hospital Marques Basto realizou o mutirão do Dezembro Laranja no dia 14 em parceria com o Dr. Nereu Costa, cirurgião oncológico, residentes do HEDA e acadêmicos de medicina da UFDPar.

Foram atendidas 50 pessoas encaminhadas pelo município de Parnaíba com suspeita de câncer de pele ou com diagnóstico da doença. Os pacientes foram atendidos pelos médicos do hospital: Dandara Cavalcante, Mauro Machado e João Victor Moura Fé e destes, 19 cirurgias foram realizadas pelo médico cirurgião Nereu Costa.

Segundo Nereu Costa, cirurgião oncológico, a ação superou as expectativas dos envolvidos. “O mutirão superou nossas expectativas, atendemos mais pacientes em consulta ambulatorial do que o programado e fizemos mais cirurgias do que o esperado. Os pacientes cirúrgicos, alguns tinham biópsias, outros não, mas as lesões eram altamente suspeitas ao exame físico. Eram lesões em face, membros, parede torácica, em dorso, sendo a maioria das lesões em face. Eram pacientes jovens, pacientes idosos e todas as cirurgias foram para retirada da lesão, ou seja, foram cirurgias curativas”, Nereu Costa.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

O Hospital Marques Basto, Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) desde 2016 mantém tratamento de câncer para as regiões litorânea e dos Cocais no estado do Piauí desde a prevenção, diagnóstico e o tratamento com cirurgia, quimioterapia e em 2025 radioterapia possibilitando ao paciente com câncer todo o tratamento em Parnaíba.

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *