A ignorância que ameaça o futuro da Pedra do Sal

O que está acontecendo na única praia de Parnaíba, a Pedra do Sal, é um retrato revoltante da ingratidão, irresponsabilidade e egoísmo que desafiam o progresso.

Após milhões de reais investidos pela gestão do prefeito Mão Santa na revitalização completa da orla, com a construção de novos bares e quiosques, cedidos gratuitamente aos antigos comerciantes, surge agora um grupo de permissionários que parece decidido a devolver à praia o caos e favelização do passado. Continua depois da publicidade

A revitalização não foi um capricho; foi uma necessidade! As estruturas anteriores, com aparência de verdadeiras favelas, não apenas envergonhavam a cidade como também afastavam turistas e desvalorizavam o potencial do local, considerada uma das mais belas praias de todo o litoral nordestino.

Com diálogo e consenso, a prefeitura e os comerciantes escolheram uma área específica para os novos quiosques, respeitando padrões arquitetônicos que valorizam o espaço público e oferecem conforto aos visitantes. A entrega dessas novas instalações deveria marcar o início de uma nova era para a Pedra do Sal.

Mas o que vemos hoje? A tentativa de reconstruir a “favelização” da praia por meio de puxadinhos grotescos, erguidos com materiais de entulho. Esses atos não são apenas uma afronta ao investimento público, mas uma agressão ao desenvolvimento de Parnaíba.

O mais indignante é que todos os permissionários foram beneficiados com estruturas modernas e gratuitas. Ainda assim, alguns insistem em colocar seus interesses mesquinhos acima do bem-estar coletivo e da imagem da cidade (qual seria a intenção para tais atos? Financeira? Ego? Teimosia?). Essa atitude é inaceitável, pois compromete o esforço de revitalização e desrespeita o dinheiro do contribuinte, que financiou as melhorias.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

A população não só de Parnaíba, mas de todo o Piauí, tem todo o direito de exigir providências imediatas. A prefeitura, que já anunciou medidas contra esses abusos, precisa e tem a obrigação de agir com rigor. Não se pode permitir que meia dúzia de egoístas destrua o que foi construído com tanto esforço e investimento.

Os inimigos do progresso na Pedra do Sal precisam entender que a era do improviso acabou. A revitalização da praia não é apenas uma questão estética, mas um compromisso com o turismo, a economia e o desenvolvimento de Parnaíba. Aqueles que insistem em viver no passado, fomentando intrigas e desordem, devem ser responsabilizados pelos danos que causam à cidade e aos cidadãos que nela acreditam.

A Pedra do Sal pertence ao povo de Parnaíba e não a interesses pequenos e destrutivos. É hora de defender a praia, o turismo e o futuro da nossa cidade. A população já deu seu veredito: não há espaço para o atraso!

Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

23 comentários Adicione o seu
  1. Isso é um absurdo contra o desenvolvimento turístico da Cidade e do seu impulsionamento turístico e principalmente de renda para estes permissionários despreparados para o turismo, precisam levar os cursos do empreendorismo do SEBRAI até a Praia de Pedra do Sal e fazê-lo entender o que é hoje a indústria do turismo no Brasil.

    1. Eu entendo o que a matéria quer transmitir, mas vocês já foram conversar com eles após o recebimento das estruturas novas? Grande maioria está descontente, pois essa nova estrutura deixou alguns problemas que os mesmos já foram atrás da prefeitura para sanar e não obtiveram respostas pois já se passou o período eleitoral. Sugiro ao repórter que criticou, dá-lhes o direito de defesa. Nem repórter eu sou, mas bastou eu puxar um pouco uma leve conversa e já afirmaram uma enxurrada de problemas que não foram resolvidos.

    2. O ideal seria averiguar a situação e o motivo pelo qual estão fazendo isso antes de sair criticando os comerciantes, talvez o reporter não esteja a pá da situação, no entanto fica chato mesmo depois de tanto investimento a gente ver as pessoas trazerem as coisas velhas novamente, mas reintero que deveriam procurar saber o porque de tudo isso, eu já ouvi muitos relatos de pessoas que trabalham lá, que algumas coisas ficou em falta, então cabe a prefeitura sentar com esse pessoal e tentar resolver a situação, o povo agradece.

  2. Povo aqui os bares não e dos donos não e da prefeitura ,então fizeram uma estrutura totalmente horrível cheios de defeitos
    Eles deviam ter dado pra gente donos de bares as palhas as ripas os pau da latada q e pra fazer como eles querem ,pq não e todo mundo q tem dinheiro não e caro só orçamento de madeira da 3 mil fora as palhas q pega 8 milheiro a 170 o milheiro ,as vendas estão fracas então e Dinheiro né não , se e da prefeitura eles deveriam fazer a doação ne pra quem precisa o dia 1 tá bem encima ja como e q agente q não tem latada suficiente vai ganhar dinheiro no sol com um pedaço de latada q fizeram
    Fizer foi um lixo de latada não fizeram o q preste não , quem conhece dia 1 sabe q a praia sempre dá bom dependendo de eventos ou não

  3. Meu amigo, precisamos fazer algumas considerações:
    1° a Pedra do Sal não é a única praia de Parnaíba. Falta de respeito começa por aí: a instalação de usinas eróticas que não favorecem ao povo de modo algum porque a energia que é gerada nessas usinas é totalmente inútil para o povo. O dinheiro que é arrecadado com essa usinas mal tem aplicação aqui em Parnaíba. Quando tem não há transparência suficiente. Nesse sentido se o curioso simplesmente abriu o Google maps para pesquisar vai ver que há uma extensa faixa de praia que vai na Pedra do sal até a região do mangue do Igarassu. Terras que deveriam ter sido desapropriadas para acesso às praias há anos. Coisa que não acontece em Estados onde o desenvolvimento está em primeiro lugar e não os interesses de latifundiários.
    2° para se implementar um projeto de revitalização de uma praia potencialmente turística como a Pedra do sal, apenas a implantação de quiosques não é o suficiente. O governo não pode simplesmente criar uma estrutura de médio porte dizer que está tudo bem. E tirar o time de campo. É preciso de um projeto mais amplo e urbanístico com acompanhamento e capacitação das pessoas que ali trabalham e vivem naquela comunidade. No entanto você aponta que ou está favelizando, quando o governo não busca de mencionar o projeto oferecendo condições para que isso não aconteça mais. Inclusive com implantação de imposto policial e uma delegacia próxima para dimensionar a sensação de segurança. Para muito além disso está a necessidade de criar mais acessos a Pedra do sal e retirar totalmente as usinas eólicas para que o povo possa ter acesso às outras praias.

    Mas essas coisas ninguém diz para que o povo não seja alertado quanto está sendo passado para trás.

  4. Fui la ontem no curvão havia pelo uma centena de velas coloridas na areia da praia abandonadas provavelmente por alguém que não tem consciência de tratar o próprio lixo.

  5. Fiquei com vergonha com os acréscimos de puxadinhos nas barracas novas e nos locais em que estavam instalados aqueles mostrengos, barracas velhas, sem banheiros adequados, nem piso de cerâmica havia no espaço, agora estão baguçando tudo!!! Estão fazendo acréscimos nas barracas novas. Outra coisa ruim: CARROS DE SOM, CAIXAS DE SONS MÓVEIS COLOCADAS SOBRE AS MESAS NOVAS. É UM ABSURDO!!! O recolhimento do lixo produzido nas barracas pelos visitantes e permissionarios não está sendo feito, é jogado no chão pelos frequentadores.
    Ninguém é obrigado a ouvir aquelas músicas e ruídos horrorosos, mal elaborados, de duvidoso gosto musical, colocadas em todas as barracas, isso assusta qualquer turista.

  6. Que horror!!
    Realmente essa praia estava uma verdadeira favela, barraca eram tudo na gambiarra, feio, ridículo
    Esses tais que tentam ridicularizar são uns imundos!

    1. Entre todas as praias do Brasil que já visitei,
      A praia do Piauí (meu estado) , é a que Nunca mais quero visitar. Péssimo atendimento, pessoas mal educadas,e etc etc etc

  7. O Estado deve fazer a retomada do bem público e fazer um contrato com outro permissionário além de cobrar financeiramente desses aí os danos causados, inclusive é principalmente, com os danos ao meio ambiente como falta de recolher de lixo.

  8. Cancele a permissão das pessoas que estão fazendo puxadinho ,ou seja, estão destruindo a padronização dos quiosques. Se fizer assim, com um permissionário, os outros, logo,irão ficar com medo de perder também. Só aprendem se mexer no bolso deles, fica a dica. Chega de coisa errada. Senhor Prefeito, a caneta está em suas mãos, faça bom uso, por favor.

  9. Ando sempre no litoral e antigamente pra mim não tinha uma praia melhor q a pedra do sal em parnaiba e agora q foi revitalizada ficou melhor! Não deixe de conhecer a praia do sal

  10. Infelizmente a visão desses empreendedores é limitada…Se não cuidam da estrutura imagina da alimentação e serviços oferecidos!

  11. Na boa. Dar estrutura nova e organizada não vai gerar bom senso, bom gosto e nem botar dinheiro de imediato em quem trabalha ali. Eles não têm instrução e dinheiro. Logo, vão usar o que tem.
    Outra. Não vai ser ajeitando na marra a Pedral que fará o turi$ta ir. Lamentavelmente, eu num vou sair da minha casa, gastar em lugar que vende comida e bebida ruim, pra ver gente feia, mal vestida, mal educada, fazendo zuada e sujando tudo. (Só ver o level dos permissionários e o que eles já estão fazendo com as obras)

  12. Nesse caso a prefeitura era p ter feito uma estrutura completa,assim os donos não teriam colocado esse chuveiro aí,isso é uma necessidade ,então parem de criticar ,terminem a obra q deixaram inacabada….

  13. Moro em Fortaleza, mas nasci em Parnaiba. Tenho muito orgulho da minha bela, organizada e estruturada cidade Natal. E sabemos que muitas praias do Ceará tem o protagonismo do turismo nacional por conta da organização das comunidades locais e o patrocínio do poder público na estruturação das ruas, barracas, etc…
    Dessa forma a praia pedra do sal que tem uma beleza única e todo o potencial turístico como as praias do Ceará. O turismo traz renda e desenvolvimento para a localidade. Espero que os permissionários da pedra do sal, abram suas mentes e tenham a visão de futuro próspero, tornando a praia cada vez mais bonita e atrativa.

  14. Resta apenas uma Lei Municipal para retomar os valores das áreas insalubres. Vamos lá, Prefeito Mão Santa, ponha ordem no local, pois você tem 100% de aprovação! Ferro nesses ratos!

  15. Acredito que o investimento que foi feito deve e tem q ser valorizado, porém, entendo também que “observações” ou uma denúncia por mais indignação que cause deva ser feita com o uso adequado das palavras e sem ofender qualquer classe ou lugar de morada. O colunista foi muito infeliz ao usar o termo favela de forma tão pejorativa, como se fosse um local indigno e desprezível. Cuidado com as palavras e com os julgamentos precipitados.

  16. O que a prefeitura deve fazer é tomar essas barracas de quem estar fazendo esse tipo de puxadinho e entregar pra quem realmente quer trabalhar com a arquitetura original que foi feito.
    A prefeitura precisa fiscalizar e punir os comerciantes que estão mudando suas barracas fazendo gambiarras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *