Na noite desta quinta-feira (22), durante uma abordagem de rotina na PI-211, município de Buriti dos Lopes, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu uma carga ilegal de madeira.
Durante fiscalização de rotina, uma equipe da PRF deu ordem de parada a um veículo de carga, conduzido por um homem de 29 anos. Indagado a respeito da carga, o condutor informou que se tratava de produto florestal (madeira serrada). Diante disso, foram solicitados os documentos pessoais, do veículo e da carga, realizadas as consultas referentes à documentação fiscal/florestal. Continua depois da publicidade
Em seguida, foi realizada a inspeção da carga de madeira, sendo constatado pela equipe da PRF que o veículo transportava produto florestal nativo processado (madeira serrada), totalizando 40m³ de madeira.
Madeira serrada é aquela que resulta diretamente do desdobro de toras ou toretes, constituída de peças cortadas longitudinalmente por meio de serra ou motosserra, independentemente de suas dimensões, de seção retangular ou quadrada.
Foram realizadas consultas aos documentos fiscais e ambientais nos sistemas online, onde foram encontradas divergências entre a rota descrita pelo emissor da Declaração de Origem Florestal e a rota efetivamente realizada pelo caminhão abordado.
O veículo e a carga foram encaminhados ao pátio da PRF na cidade de Parnaíba (PI), onde permanecerão à disposição do Juizado Especial e do órgão ambiental para as medidas judiciais e ambientais cabíveis.
A PRF reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a fiscalização das rodovias federais.
Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Fonte: PRF / edição: Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba