Navio da Marinha brasileira que chegou ao “porto” não é uma fragata como amplamente divulgado, e sim um Navio de Apoio Oceânico.
É incontestável o sonho do piauiense em ter um porto, assim como bem o é, a iniciativa do governador Rafael Fonteles em habitar aquele espaço por décadas abandonado, inclusive pelo seu antecessor Wellington Dias. Continua depois da publicidade
No entanto, iniciar um novo capítulo com uma velha tática é zombar mais uma vez dos piauienses.
Mentir! Talvez essa seja a mais usada e abusada tática midiática dos últimos governos estaduais do Piauí. E, a mais nova é que a primeira embarcação que atracaria no agora chamado Porto Piauí, seria uma fragata da Marinha brasileira.
Ora, vejamos qual a definição de Fragata, de acordo com o site da Marinha brasileira: “São Navios-Escolta. Podem localizar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos, além de efetuar patrulhas nas nossas águas. As Fragatas classe Greenhalgh deverão ser empregadas em tempo de guerra nas tarefas básicas do Poder Naval, prioritariamente, Controle de Área Marítima e na contribuição para a dissuasão.”
Atualmente a Marinha brasileira conta com 6 Fragatas, sendo elas: F41 – “Defensora”, F42 – “Constituição”, F43 – “Liberal”, F44 – “Independência”, F45 – “União” e a F49 – “Rademaker”.
Perceberam algo? Todas as fragatas da Marinha brasileira começam com a letra “F”. Tem algum “F” na foto abaixo?
Na verdade, o navio que atracou no “Porto Piauí” é o NApOc Iguatemi G151 – Navio de Apoio Oceânico. Clique aqui e veja sua ficha no site da Marinha brasileira
A função de um NApOc, mais especificamente do Iguatemi, é de: apoio logístico móvel, patrulha e inspeção naval, busca e salvamento – “Search and Rescue” (SAR) e minagem, na área do Comando do 4º Distrito Naval.
Veja as diferenças entre uma Fragata e um NApOc:
Fragata
NApOc
Por favor senhor governador, a intenção é boa, mas a mentira ofusca o brilho dela!
Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba