Encontrado morto na praia da Carnaubinha, em Luís Correia, o animal da espécie Kogia Breviceps, tinha em torno de 3 metros de comprimento.
Acionado por populares o Instituto Tartarugas do Delta (ITD) foi ao local da ocorrência e identificou o encalhe como uma fêmea da espécie Kogia Breviceps, conhecida popularmente como Cachalote-pigmeu. Continua depois da publicidade
“A cachalote-pigmeu possui uma cabeça arredondada, mandíbula pequena, lembrando a de tubarões e os dentes são encontrados apenas na parte inferior da boca, na mandíbula. Com hábitos oceânicos essa espécie pode atingir até 4 metros de comprimento e devido o tamanho, algumas pessoas chamam de baleia”, explicou Antônio Carlos Amâncio, biólogo, consultor técnico e especialista em mamíferos marinhos do ITD.
Durante a ocorrência a equipe verificou medidas biométricas para ajudar na identificação da espécie e posteriormente o animal foi enterrado próximo ao local do encalhe. De acordo com Antônio não foi possível identificar a causa da morte, devido ao estado avançado de decomposição da carcaça.
“Caso você encontre algum encalhe, favor fazer contato pelo número (86) 99968 0197. Você pode contribuir com os trabalhos de conservação através da ciência cidadã enviando vídeos, fotos e localização da ocorrência”, reforçou Werlanne Magalhães, Coordenadora do ITD.
Clique aqui e receba as notícias do Tribuna de Parnaíba em seu celular
Edição: Tribuna de Parnaíba
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba