ONG aponta Florentino Neto como o PIOR deputado federal do Piauí

De acordo com o ranking da ONG 4 dos 5 piores parlamentares federais pertencem ao Partido dos Trabalhadores no Piauí. O deputado Átila Filho (PP-PI) é o parlamentar mais bem avaliado.

A ONG Ranking dos Políticos avaliou o desempenho dos deputados federais em 2023. O desempenho dos parlamentares tem como base critérios como votações, gastos, processos judiciais, todos orientados para o combate ao desperdício, privilégios e corrupção.
O Ranking dos Políticos, uma iniciativa apartidária que avalia o desempenho de parlamentares de todo o país, divulgou seu mais recente levantamento. O conselho da iniciativa conta com figuras proeminentes de todos os espectros políticos, incluindo nomes como Cristovam Buarque, Ellen Grace, Henrique Meirelles, Gustavo Franco, Alexandre Ostrowiecki e Cristina Junqueira. Continua depois da publicidade

A diversidade de personalidades envolvidas, desde ex-ministra do STF até a co-fundadora do Nubank, garante a credibilidade e independência do Ranking, que não favorece partidos ou indivíduos e se mantém isento de interesses partidários.

Os dados utilizados para a avaliação provêm de fontes oficiais, incluindo os sites da Câmara, do Senado e dos Tribunais de Justiça. O desempenho dos parlamentares é avaliado com base em critérios como votações, gastos, processos judiciais e outras variáveis relevantes, todos orientados para o combate ao desperdício, privilégios e corrupção.

Deputados Federais do Piauí

No Piauí, o deputado federal Átila Filho (PP – PI) é o parlamentar mais bem avaliado e, lidera o ranking com uma pontuação de 5,39. Logo atrás, Júlio Arcoverde (PP – PI) figura em segundo lugar com 4,33 pontos e Júlio Cesar (PSD – PI) completa o top 3 com 3,47 pontos. Marcos Aurélio Sampaio (PSD – PI) não fica muito atrás, conquistando a quarta posição com 3,44 pontos.

Após a quarta posição, a pontuação dos parlamentares do Piauí sofre uma queda abrupta. Mais da metade dos 10 membros da bancada federal do estado não atingiu sequer 1 ponto no ranking.

Os deputados Jadylel Alencar (PV – PI) e Florentino Neto (PT – PI) compartilham a última posição, ambos com 0,75 pontos. O restante do ranking é ocupado por Castro Neto (PSD – PI) com 0,94 pontos, Merlong Solano (PT – PI) com 0,80 pontos, Dr. Francisco (PT – PI) com 0,78 pontos e Flávio Nogueira (PT – PI) com 0,76 pontos. Estes são os parlamentares com pior avaliação, de acordo com os critérios da ONG:

Os números expõem os desafios enfrentados por esses parlamentares em suas respectivas funções e salientam a necessidade de reafirmar o compromisso com a transparência, ética e eficiência no serviço público.

Continua depois da publicidade

Entenda o Ranking dos Políticos

Os critérios de avaliação do Ranking incluem votações (que contam três vezes na formulação da nota final), gastos (que consideram tanto a presença nas sessões deliberativas quanto a economia de verbas e contam duas vezes) e processos judiciais (especialmente contra a administração pública, que acarretam na subtração de pontos).

Pontos extras são atribuídos aos parlamentares que economizam na cota parlamentar e na verba de gabinete. Além disso, iniciativas relevantes, mesmo que não estejam previstas nos critérios base, podem resultar na acumulação ou perda de pontos extras.

Classificação dos deputados federais do Piauí

  • Átila Lira (PP – PI) – 5,39 pontos
  • Júlio Arcoverde (PP – PI) – 4,33 pontos
  • Júlio Cesar (PSD – PI) – 3,47 pontos
  • Marcos Aurélio Sampaio (PSD – PI) – 3,44 pontos
  • Castro Neto (PSD – PI) – 0,94 pontos
  • Merlong Solano (PT – PI) – 0,80 pontos
  • Dr. Francisco (PT – PI) – 0,78 pontos
  • Flávio Nogueira (PT – PI) – 0,76 pontos
  • Jadylel Alencar (PV – PI) – 0,75 pontos
  • Florentino Neto (PT – PI) – 0,75 pontos

Fonte: Política Piauí / Políticos.org / edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *