Escritoras piauienses podem participar do prêmio Carolina Maria de Jesus

As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho e serão contempladas 40 obras escritas por mulheres cis ou trans e cada uma receberá o valor de R$ 50 mil

Estão abertas, até o dia 10 junho, as inscrições para o Prêmio Carolina Maria de Jesus, edital para obras literárias inéditas produzidas por mulheres brasileiras. A iniciativa é do governo federal, por meio do Ministério da Cultura. Serão contempladas 40 obras escritas por mulheres cis ou trans e cada uma receberá o valor de R$ 50 mil. Continua depois da publicidade

Podem participar mulheres cis ou trans, maiores de 18 anos, nascidas no Brasil ou naturalizadas brasileiras. Haverá reserva de vagas para mulheres com deficiência, negras, indígenas, ciganas ou quilombolas.

A coordenadora de Educação e Cultura da Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), Erika Ruth Melo, disse que é uma oportunidade para as escritoras piauienses publicarem suas obras, pois os custos são altos e nem sempre as mulheres dispõem de recursos financeiros para a publicação. Ela destaca que é importante que as escritoras do Piauí concorram para ampliar seus orçamentos e também para dar visibilidade ao trabalho das mulheres na cultura.

“Nós, da Secretaria das Mulheres, incentivamos as mulheres do Piauí a publicarem seus livros e nos colocamos à disposição para construir juntas. Nosso intuito é que as mulheres publiquem e sejam vistas. É por meio da literatura, da escrita e do conhecimento que nós rompemos com o estigma de que as mulheres não têm a mesma capacidade intelectual que os homens. O Prêmio Carolina Maria de Jesus valoriza a mulher, para que ela tenha um local dentre aqueles que são conhecidos como parte do mundo das letras”, ressalta a coordenadora.

As obras podem ser inscritas nas seguintes categorias: conto, crônica, história em quadrinho, poesia, romance e roteiro de teatro; e devem ter, no mínimo, 49 páginas. O concurso é dividido em três etapas: habilitação das inscrições; avaliação e seleção (eliminatória e classificatória); e resultado final e premiação.

Continue lendo após a oferta de nosso anunciante

Para ler o edital completo, clique aqui. A inscrição deve ser feita no site do Mapa da Cultura, sendo necessário criar um cadastro na plataforma.

Edição: Tribuna de Parnaíba

Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/tribunadeparnaiba
https://www.instagram.com/tribunadephb/
https://www.youtube.com/@TribunadeParnaiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *