Ao todo são 300 vagas mensais para consultas de avaliação e posterior marcação da cirurgia. Procedimentos são indolores e de rápida recuperação.
A prefeitura de Parnaíba retomou o programa de cirurgias oftálmicas. São oferecidos os procedimentos para correção da catarata e pterígio (carne no olho). Continua depois da publicidade
A catarata é um problema crônico de saúde e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é responsável por 51% dos casos de cegueira no planeta. A condição costuma estar relacionada ao envelhecimento, mas também pode ocorrer em diversas outras faixas etárias, inclusive recém-nascidos.
A cirurgia busca substituir o cristalino natural do olho, que, com o tempo começa a ficar opaco, impedindo que a luz passe corretamente, surgindo assim a catarata. Basicamente, a nitidez das imagens fica prejudicada e tudo começa ficar esbranquiçado.
Sua opacidade pode ser adquirida de forma congênita (mais rara), por traumas ou uso de medicamentos e por conta da idade da pessoa — comumente em pessoas com mais de 60 anos.
A única maneira de remover a catarata é com cirurgia, indicada pelo oftalmologista quando o embaçamento na visão começa a impedir o paciente de fazer as coisas que quer ou precisa fazer.
Durante a cirurgia de catarata, a lente natural turva é removida e substituída por uma lente artificial transparente, também conhecida como lente intraocular.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante
Pterígio
O pterígio é nada mais do que uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esta alteração costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é por este motivo que é o problema é conhecido por “carne no olho”.
Como se inscrever para os mutirões das cirurgias oftálmicas?
O primeiro passo é buscar junto a uma Unidade Básica de Saúde do seu bairro, um encaminhamento do médico para avaliação cirúrgica. O encaminhamento é dado pelo médico da UBS e inserido no sistema na própria unidade.
Após inserido no sistema, o seu nome vai para a fila de espera da Central de Regulação da secretaria municipal de Saúde da prefeitura de Parnaíba. Calma! A fila está sendo muito rápida, não chegando a 30 dias o tempo atual de espera.
Ao chegar sua vez, a Central de Regulação da prefeitura de Parnaíba, liga para o usuário, marcando a data para uma consulta de avaliação com um médico oftalmologista. Lá, o médico irá avaliar seu olho e solicitar alguns exames pré-operatórios.
Em alguns casos há a necessidade de exames adicionais como ultrassonografia ocular, eletrocardiograma, exames de sangue, dentre outros. No entanto, todos podem ser feitos pelo SUS.
Consultas e exames feitos e aprovados para a cirurgia, há uma nova rodada de ligação da Central de Regulação, desta vez informando a data de realização do procedimento. As cirurgias são rápidas e indolores.
No dia do procedimento o maior tempo de espera para a realização da cirurgia é apenas o tempo necessário para que a pupila esteja dilatada e em condições ideais para que seja realizada a operação. Para isso o paciente aguarda enquanto são aplicados colírios dilatadores.
O paciente pode tranquilamente retornar a sua rotina e atividades normais em pouco mais de 15 dias após a cirurgia.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Qual dia vai se essa Cirurgia?
Gostaria de saber quando vai ser essa cirurgia