A prefeitura de Parnaíba, através da secretaria municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania, reiniciou suas ações de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários nos CRAS de Parnaíba.
As equipes multiprofissionais da SEDESC realizam atendimentos psicossociais, visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, acolhimentos, acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, atendimentos individuais ou grupais. Continua depois da publicidade
A secretária Adalgisa Carvalho de Moraes Souza destaca que o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) responsável por oferecer serviços, programas e benefícios voltados a prevenir situações de risco e a fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
A gestora da SEDESC também ressalta que o equipamento público é um espaço para desenvolver as potencialidades, o protagonismo e a autonomia dos indivíduos. A secretária Adalgisa informa que as ações são destinadas à população fragilizada pela pobreza, ausência de renda e com acesso precário aos serviços públicos, ou que esteja com os vínculos afetivos enfraquecidos, porém ainda sem rompimento. A equipe do CRAS trabalha preventivamente, organizando e ofertando serviços com o objetivo de emancipar esses indivíduos.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante
Idosos, pessoas com deficiência, crianças resgatadas do trabalho infantil, beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e Benefícios de Prestação Continuada (BPC), e famílias ou indivíduos em situação de vulnerabilidade são as pessoas que comumente fazem uso do seu direito de proteção social básica.
Por Ribamar Aragão / SupCom PMP / edição: Tribuna de Parnaíba