A APA Delta do Parnaíba vem intensificando as ações de fiscalização e de educação ambiental em função do período de reprodução do caranguejo uçá, momento em que o crustáceo sai de suas tocas para “namorar” tornando-se uma presa fácil aos catadores.
Numa ação planejada para todo o território da unidade, o ICMBIO realiza uma operação conjunta com o IBAMA, Polícia Federal, Batalhão de Polícia Ambiental do Maranhão e as secretarias de Meio Ambiente dos estados do Piauí e Maranhão desde o dia 22, quando começou o defeso. A ação segue até o dia 27 de janeiro. Continua depois da publicidade
Segundo Fernando Gomes (ICMBio) que coordena a equipe que está no Maranhão “os catadores têm compreendido a importância de respeitar esse período da reprodução, o desafio maior são os outros não catadores profissionais que, em virtude da facilidade de apanhar o caranguejo se aproveitam do momento”.
O ICMBIO tem monitorado o período também conhecido como “andada” ou “carnaval” e orientado as comunidades de pescadores artesanais a cumprir a norma estabelecida que em muito as beneficiam.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante
Os caranguejos apreendidos, normalmente vivos, são imediatamente soltos no manguezal mais próximo. “Até esta quarta-feira (25) registramos apenas duas apreensões em Tutóia (MA), onde os caranguejos foram devolvidos ao seu habitat natural”, informou Fernando Gomes.
Edição: Tribuna de Parnaíba