Os concurseiros de plantão, de todo o Brasil, já podem começar a comemorar: o ano de 2023 vai chegar com tudo para quem sonha em ingressar na carreira pública.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2023 estipulou cerca de R$16 bilhões para orçamentos de editais de concursos públicos, gerando pelo menos 55 mil novas vagas disponibilizadas para cargos vagos e novos. Diversos editais já estão sendo lançados nos últimos dias, como o do Banco do Brasil, por exemplo. E outros com lançamento previsto. Serão inúmeras oportunidades para quem deseja conquistar a vaga dos sonhos, sejam elas de nível médio ou superior. Continua depois da publicidade
Todos os anos cerca de 13 milhões de pessoas fazem provas de concursos públicos. Além disso, esse número tende a aumentar, por causa da demanda reprimida desde a chegada da pandemia e as incertezas do mercado financeiro.
O professor do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita conta que para obter uma aprovação, o candidato precisa entender o que está fazendo e escolher uma área de estudos para focar. “A definição da área de estudos é uma das mais importantes, elas vão te ajudar a entender quais disciplinas você precisa estudar e quais as oportunidades que vêm pela frente. Isso vai ser um diferencial na hora de determinar o planejamento e a forma como vai estudar.”
Com alguns editais já sendo publicados e outros previstos para serem lançados ao longo de 2023, o professor sugere: “Geralmente, estudar de duas a quatro horas líquidas por dia já deixa o candidato em boas condições para a prova. Dependendo, claro, da complexidade do concurso.”
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante
Um dos maiores concursos da história do Brasil, já tem data para as próximas provas. Com mais de 1.600.000 inscritos, o Banco do Brasil já publicou o edital para um novo concurso. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro de 2023. As provas ocorrerão no dia 23 de abril do mesmo ano.
Além deste, outros editais devem sair ainda em 2023, principalmente no primeiro semestre e as estimativas são de que as provas aconteçam no segundo semestre.
Veja a tabela dos principais:
- TRE: PI, AM. GO. RJ, AL, SP, CE, RR, TO, MA, ES, MG, SC, MT, MS, AC, RS, SE
- TRF 3, TRF 6
- TJ: RS, CE, AL, ES, RN, AP, SE, PB, MG, MA SC. RN, RS
- ANVISA
- SERPRO
- BACEN
- NOVACAP
- INSS
- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: SP, AP, PR, TO, CE, PB
Fonte: Brasil 61 / edição: Tribuna de Parnaíba