Ação aconteceu durante visita do presidente da Casa, ao Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, em Parnaíba
Na manhã desta sexta-feira, dia 16 de dezembro de 2022, às 8h, o Presidente da Academia Parnaibana de Direito, o advogado Diego Mendes Sousa, acompanhado do assessor direto da presidência, Jairo Nunes Leocádio, estiveram na sede do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues, a convite do professor de História, Leandro Castro, para realizar um Ato de Memória em homenagem aos grandes parnaibanos Francisco das Chagas Caldas Rodrigues (1922-2009) e Reginaldo Santos Furtado (1930-). Continua depois da publicidade
Na oportunidade, os professores, os colaboradores e os alunos do Colégio Estadual Senador Chagas Rodrigues foram presenteados com um exemplar do livro intitulado “Chagas Rodrigues e a Hidrelétrica da Boa Esperança” (2022), de Reginaldo Santos Furtado.
A Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva, honrando a tradição de cultuar o livro e difundir o conhecimento sobre as realizações pessoais dos seus Patronos e Fundadores, presta relevante serviço social, histórico e memorialístico aos parnaibanos.
Para o Presidente da Academia Parnaibana de Direito, “o contato com as biografias de personalidades nascidas na Parnaíba é uma oportunidade de engrandecimento do sentimento de pertencimento. Parnaíba é uma cidade diferenciada, com manancial humanístico invejável. Aqui nasceram Evandro Lins e Silva, João Paulo dos Reis Velloso e Assis Brasil. Aqui viveu Humberto de Campos. Parnaíba é uma luz fecunda, berço de uma civilização ideal. Para mim, testemunhar sobre a obra do Acadêmico Reginaldo Santos Furtado, nosso Deão, é um gesto de reconhecimento ao seu valioso trabalho como pesquisador, escritor, jurista e advogado.”.
Continue lendo após a oferta de nosso anunciante
O parnaibano Chagas Rodrigues foi Governador do Piauí, Senador da República e Deputado Federal pelo Piauí. Além de um social-democrata, Chagas Rodrigues era poeta dos maiores. Autor do livro intitulado “Poesias” (2002).
AMIGA MORTE
Ó Morte,
Amiga Morte,
Quando passearemos juntos,
De mãos dadas,
Ao longo de alamedas?
Espero-te, um dia,
Sob as acácias-vermelhas,
Na hora do sol poente,
Antes que o lençol da noite me envolva.
(Brasília, 1965)
Poema de Chagas Rodrigues, Patrono da Cadeira 07, da Academia Parnaibana de Direito (APD), Casa de Evandro Lins e Silva.
Fonte: AsCom APD / edição: Tribuna de Parnaíba