Teve início nesta quarta-feira (12), o campeonato brasileiro de windsurf 2022. O torneio segue até o próximo sábado (15), com a participação de atletas de pelo menos nove estados do Brasil. A prova faz parte do calendário da Associação Brasileira de Windsurf.
Neste primeiro dia, foi disputada a prova de speed, ondo o vencedor será aquele que alcançar a maior velocidade aferida por GPS. A expectativa da organização é que o recorde brasileiro da modalidade seja quebrado durante a competição. Continua depois da publicidade
Já nesta quinta-feira (13) tem início a disputa da categoria slalom, que acontece em baterias com sete velejadores em cada uma delas. Vence quem chegar primeiro após percorrer o percurso demarcado por boias na Lagoa do Portinho.
O superintendente de turismo da prefeitura de Parnaíba, Jocal Vidal, destacou a importância do evento. “O prefeito Mão Santa abraçou a causa e temos conseguido todos os anos um apoio substancial que viabiliza a realização do evento. Este tipo de evento é muito importante para a região, pois além dos atletas nós temos também suas famílias, que se hospedam aqui, a noite saem para consumir em bares, restaurantes, fazem passeios e, levam uma imagem positiva, bonita da Parnaíba, do Piauí para todo o Brasil” destacou Joca.
Ainda segundo o superintendente a escolha do local onde será realizada a competição é feita em consenso pelos atletas ao final de cada temporada. “Todo ano ao final do campeonato é feita uma assembleia pra eles decidirem onde vai acontecer o campeonato do ano que vem, e por tudo isso, por toda essa beleza da lagoa do Portinho, além de ser considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do wind surf, eles sempre votam por nossa cidade e, conseguimos nestes últimos anos viabilizar graças ao apoio do prefeito Mão Santa e, da agora deputada eleita, Gracinha Mão Santa, a realização da competição em Parnaíba”.
Continua depois da publicidade
A competição retorna nesta quinta-feira (13) a partir do meio-dia. Já no sábado, último dia de disputas a premiação acontece a partir das 17h. Ao todo serão disputadas 15 baterias.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba