Segundo os Bombeiros, o naufrágio aconteceu próximo à praia da Saudade, na Ilha de Cotijuba, para onde muitos corpos resgatados foram levados.
Pelo menos 14 pessoas morreram após uma embarcação naufragar na região da Ilha de Cotijuba, distrito de Belém, no Pará. Segundo a prefeitura da capital paraense, a lancha saiu da Ilha de Marajó ainda na manhã desta quinta-feira, 8. As buscas por desaparecidos continuam. As causas do acidente não foram divulgadas. Continua depois da publicidade
Segundo as primeiras informações, ao menos 110 pessoas estariam na embarcação. Muitas mulheres, idosos e crianças estavam no barco no momento do naufrágio. A viagem da embarcação costuma levar 40 minutos e é feita em vários horários durante o dia.
Helder Barbalho, governador do Pará, lamentou as mortes em suas redes sociais: “Nós estamos todos mobilizados desde as primeiras horas para resgatar as pessoas que ainda não foram encontradas”, afirmou. Segundo ele, a embarcação que naufragou era clandestina e o seu proprietário já teria sido notificado de irregularidades outras três vezes.
“Ele pegou uma terceira embarcação com essa ambição desmedida por continuar mesmo clandestinamente trabalhando. E aconteceu essa tragédia”, afirmou.
O número exato de vítimas e pessoas a bordo da lancha ainda não foi confirmado pelas autoridades, que seguem buscando outros passageiros desaparecidos. Ao todo, nove embarcações e um helicóptero participam das buscas e um gabinete de crise com as forças de segurança foi criado para acompanhar as investigações.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Belém deslocou efetivos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Fundação Escola Bosque (Funbosque), Guarda Municipal e Comissão de Defesa Civil. Quem tiver informações sobre o paradeiro de algum passageiro, pode entrar em contato através do telefone (91) 98899- 6323, durante 24 horas.
A Marinha do Brasil emitiu nota sobre o acidente
“A Marinha do Brasil (MB) informa que tomou conhecimento de um naufrágio envolvendo uma embarcação tipo lancha, que partiu do município de Santa Cruz do Arari, na Ilha do Marajó (PA), rumo a Belém (PA), na manhã de hoje (8). Equipes de Inspetores Navais da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) e do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu” estão realizando buscas no local. Até o momento, há confirmação de 14 óbitos. A CPAOR irá instaurar Inquérito Administrativo para apurar as possíveis causas e responsáveis pelo ocorrido. A Marinha lamenta o ocorrido e informa que continua com as buscas no local. Ao longo do dia, mais informações serão divulgadas”.
Fontes: Band Notícias / AE / edição: Tribuna de Parnaíba