São 390 vagas destinadas ao ingresso em Colégios Militares em diferentes regiões do país. As oportunidades são para alunos do 6º ano do ensino fundamental e, 1º ano do ensino médio.
O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), e por intermédio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), anuncia a realização de um novo concurso de admissão, tendo como objetivo o preenchimento de 390 vagas para ingresso em Colégios Militares. Continua depois da publicidade
Há oportunidades para ingressar do 6º ano/EF e 1º ano/EM, distribuídas nas regiões de Brasília (20); Belo Horizonte (50); Curitiba (35); Campo Grande (10); Fortaleza (30); Juiz de Fora (30); Manaus (25); Porto Alegre (35); Recife (30); Rio de Janeiro (30); Salvador (20); Santa Maria (25); São Paulo (20) e Belém (30).
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem ter concluído ou estar cursando o ano escolar que o habilita ao concurso de admissão, sendo eles: o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o candidato ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o candidato ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM).
Continua depois da publicidade
Também é necessário ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula e completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula, para ingresso no 6º ano/EF. Já os candidatos a uma das vagas de 1º ano/EM devem ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Inscrição e seleção
Os interessados poderão se inscrever do dia 22 de agosto de 2022 ao dia 29 de setembro de 2022, presencialmente ou pela internet, nos endereços do Colégio Militar para o qual o candidato deseja prestar o Concurso, conforme especificados no edital, com taxa de R$ 95,00. Vale pontuar que a solicitação de isenção do valor poderá ser feita de 23 de agosto de 2022 a 6 de setembro de 2022.
A classificação dos candidatos será feita mediante exame intelectual, por meio de prova escrita, prevista para ser aplicada no dia 6 de novembro de 2022, tendo como conteúdo programático questões de matemática e língua portuguesa. Também haverá as etapas de revisão médica e odontológica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos.
Fonte: PCI Concursos / edição: Tribuna de Parnaíba