Piauí teve um aumento de quase 500% nos casos de dengue em relação a 2021

O número de casos de Chikungunya teve um aumento de 3.009,5% em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Piauí apresentou um crescimento de 489,3% dos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2021. Também foram contabilizadas duas mortes pela doença em Teresina. Nesta quinta-feira (07), representantes da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estiveram reunidos com o Conselho de Secretário Municipais de Saúde (Cosems) para elaborar um plano de contingência contra as arboviroses, que são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Continua depois da publicidade

O número de casos de Chikungunya também teve um aumento de 3.009,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do boletim da 13ª Semana Epidemiológica de 2022.

Durante a reunião foram estabelecidas as seguintes medidas, que deverão ser adotadas pelos municípios e a Sesapi:

  • Atualização do plano de contingência 2022/2023;
  • Monitoramento dos municípios que estão sem atualização dos dados no sistema;
  • Ajuste junto aos profissionais de saúde para diagnóstico/seguimentos das doenças;
  • Definição de fluxos para a borrifação de locais com o alto indicie de infestação do mosquito.

De janeiro a abril deste ano, o Piauí registrou 1.780 casos de dengue e 279 pessoas foram contaminadas pelo vírus da Chikungunya. “O que nossas equipes de vigilância epidemiológica estão observando também é uma mudança na sintomatologia dos pacientes infectados pelo mosquito, entre elas estão alterações nos exames que monitoram o funcionamento do fígado. Atentos a essa situação já informamos ao Ministério da Saúde, para início das investigações”, disse a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.

Continua depois da publicidade

Os cinco municípios com maior incidência a cada 100 mil habitantes são: Curimatá, São Pedro do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio. Já entre as cinco cidades com os maiores número de casos de dengue estão Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). Com relação à febre Chikungunya as cidades com maior incidência para 100 mil habitantes são: São Pedro, Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

Fonte: SESAPI / Edição: Tribuna de Parnaíba

Um comentário Adicione o seu
  1. Duvido muito que esses percentuais elevadíssimos em relação ao ano passado sejam, simplesmente, aumentos nos números de casos.
    Acredito que, em 2021, subnotificaram as ocorrências de dengue, zika, febre amarela e Chikungunya e jogaram tudo na conta da COVID-19. Nunca foi pela saúde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *