No Piauí, conforme a regra, apenas 53 municípios podem flexibilizar o uso. A condição é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço, o que não é o caso de Parnaíba.
A governadora do Piauí, Regina Sousa, assinou decreto com a regulamentação sobre a flexibilização do uso de máscaras no estado do Piauí em locais fechados. O Decreto foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira (13). Uso permanece obrigatório apenas para idosos com mais de 60 anos, imunossuprimidos, doentes crônicos, em estabelecimentos de saúde e transporte coletivo. Continua depois da publicidade
O Comitê de Operações Emergenciais, da Secretaria de Saúde do estado (Sesapi), já tinha informado sobre a nova regra, mas o decreto com a regulamentação ainda não tinha sido editado.
No Piauí, conforme a regra, 53 municípios podem flexibilizar o uso (veja lista ao fim da reportagem). A condição é de que as cidades tenham pelo menos 60% da população acima de 18 anos imunizada com a dose de reforço. É obrigatória a exigência de comprovação da vacinação para permanência nos locais.
Em Parnaíba, segundo a secretaria municipal de Saúde, apenas 40% da população acima de 18 anos, buscou os pontos de vacinação para receber a dose de reforço (3ª dose).
O uso de máscaras continua obrigatório para idosos e imunossuprimidos, em qualquer ambiente; em unidades / consultórios / estabelecimentos de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação, para trabalhadores, pacientes, usuários, acompanhantes ou visitantes;
E em táxis, transportes por aplicativo, transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou aéreo, para trabalhadores e usuários.
Continua depois da publicidade
Capacidade de público
Em espaços abertos, o uso não era mais obrigatório desde 28 de março. Quanto à ocupação de público nos espaços, o total permitido é de 100% da capacidade e em todos os eventos e atividades será exigido distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5 metro.
Cidades onde o uso pode ser flexibilizado
O vacinômetro da Sesapi é atualizado diariamente. O levantamento aponta que, até esta quarta-feira (13), 11 municípios do Piauí estão com 70% ou mais da população elegível vacinada com a dose de reforço e 86 cidades estão com 50 a 59,9% da população com esquema vacinal completo.
Ao todo, 1.428.907 pessoas receberam a primeira dose de reforço no Piauí, o que equivale a 50,9% da população.
Municípios com mais de 60% da população adulta com o esquema de vacinação completo:
- Agricolândia
- Amarante
- Angical do Piauí
- Aroeiras do Itaim
- Barra D’Alcântara
- Beneditinos
- Buriti dos Lopes
- Cabeceiras do Piauí
- Cajazeiras do Piauí
- Campinas do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Campo Grande do Piauí
- Canavieira
- Capitão Gervásio Oliveira
- Colônia do Piauí
- Dom Inocêncio
- Elesbão Veloso
- Fartura do Piauí
- Flores do Piauí
- Francisco Ayres
- Hugo Napoleão
- Ipiranga do Piauí
- Jacobina do Piauí
- Jardim do Mulato
- Jatobá do Piauí
- Jerumenha
- João Costa
- Júlio Borges
- Jurema
- Lagoa do Barro do Piauí
- Manoel Emídio
- Monsenhor Hipólito
- Nossa Senhora de Nazaré
- Nossa Senhora dos Remédios
- Nova Santa Rita
- Oeiras
- Olho D’Água do Piauí
- Pajeú do Piauí
- Palmeirais
- Patos do Piauí
- Pio IX
- Rio Grande do Piauí
- Santa Cruz do Piauí
- Santo Antônio de Lisboa
- Santo Inácio do Piauí
- São Braz do Piauí
- São Félix do Piauí
- São João da Varjota
- São Luís do Piauí
- São Raimundo Nonato
- Socorro do Piauí
- Sussuapara
- Tanque do Piauí
Fonte: G1 / Edição: Tribuna de Parnaíba