Coronel Scheiwann Lopes assume Comando Geral da Polícia Militar

Na manhã desta segunda-feira (04), foi realizada a solenidade da passagem do Comando-geral da Polícia Militar do Piauí. Na ocasião, o Coronel Lindomar Castilho transferiu o comando para o Coronel Scheiwann Lopes.

A solenidade foi iniciada no Salão Nobre da PMPI, com a Aposição do retrato do Coronel Lindomar Castilho na Galeria dos Ex-Comandantes-gerais, e em seguida foi realizada a passagem de comando no pátio externo do Quartel do Comando-geral. Continua depois da publicidade

O Coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, 48 anos, indicado para assumir o Comando-geral da PMPI, ingressou na instituição em 1994. Possui diversos cursos militares, sendo Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Ceará, também possui Especializações (pós-graduações) em Educação em Direitos Humanos pela UFPI, Gestão em Segurança Pública pela UESPI e Políticas Públicas e Gestão em Segurança pela UFPI. É instrutor do Centro de Ensino Profissional da PMPI e professor convidado em vários Cursos de Extensão em Políticas de Segurança Pública e Cidadania da UFPI e atualmente é Graduando em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau.

A solenidade contou com o discurso do Coronel Lindomar Castilho, Comandante-geral substituído, que falou sobre sua infância na zona norte da capital, sua vida acadêmica e o sonho de fazer engenharia, e destacou sua experiência ao ingressar na Polícia Militar do Piauí, através do concurso em 1986, relatando que toda a sua história o enche de orgulho.

O Coronel Lindomar também destacou as conquistas que realizou durante os 4 anos que foi Comandante-geral: renovação de toda a frota da PMPI; aquisição de motocicletas; maior concurso da história da Polícia Militar do Piauí, com 1040 vagas; inauguração do CICC; aquisição de armamentos, coletes e drones; contrato de manutenção predial; contrato de aquisição de fardamento; realização de cursos de formação, especialização e capacitação, com 5413 policiais beneficiados, promoções de 2520 policiais entre Oficiais e Praças; elaboração do planejamento estratégico; instalações e reformas de diversas Companhias e GPMs; Termo Circunstanciado de Ocorrência em todo o estado, além de diversas outras conquistas para a sociedade e a PMPI.

Continua depois da publicidade

O evento contou com a presença de autoridades como a Governadora do Estado, Regina Sousa; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Themistócles Sampaio Filho; o Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira; o Deputado Estadual Coronel Carlos Augusto; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Rêgo de Araújo, os ex-comandantes-gerais, Coronel Paz e Silva, Coronel Edvaldo Marques, Coronel Rebelo e Coronel Lídio, o Assessor Parlamentar da 10ª RM, Coronel Wagner Neres; o Comandante do 2º Batalhão de Engenharia e Construção, Tenente Coronel Ricardo Borges; a Superintendente da Polícia Federal no Piauí, Delegada Mariana Paranhos Calderon; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Nunes Moreno e o Comandante do 11º BPM de Timon, Tenente Coronel J Alves, além da presença dos Oficiais dos Grandes Comandos da PMPI.

Fonte: PM-PI / Edição: Tribuna de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *