Segundo a Fundação municipal de Saúde somente este ano já foram confirmados 387 casos da doença, com duas mortes.
A Fundação municipal de Saúde de Teresina, confirmou a segunda morte por dengue na capital piauiense em 2022. A vítima foi identificada como Lucas Manoel de apenas 9 anos de idade. Ele estava internado em um hospital particular com dengue hemorrágica. Continua depois da publicidade
Em Teresina os bairros com maior número de casos de dengue são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília.
A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.
“A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforça Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Dengue Hemorrágica
A Dengue Hemorrágica é uma complicação do vírus da Dengue. Também chamada de “Dengue grave”, acontece com alterações da coagulação sanguínea. A Dengue Hemorrágica é mais incidente em pessoas que contraem Dengue pela segunda vez.
Quais os sintomas da dengue hemorrágica?
- Dores abdominais fortes e contínuas;
- Vômitos persistentes;
- Pele pálida, fria e úmida;
- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas;
- Manchas vermelhas na pele;
- Sonolência, agitação e confusão mental;
- Sede excessiva e boca seca;
- Pulso rápido e fraco.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba