Pacientes do sexo masculino com faixa etária entre 35 e 45 anos são o principal grupo de risco podendo atingir pacientes infantis, adultos e idosos de ambos os sexos.
O rim é um órgão vital para o funcionamento do corpo humano. Responsável por filtrar as impurezas, regular a pressão do sangue e controlar a produção de glóbulos vermelhos quando o rim apresenta mau funcionamento, problemas de saúde surgem e podem levar à morte. Continua depois da publicidade
A litíase urinária, popularmente conhecida como pedra nos rins, é muito comum em nosso cotidiano. Isso se deve ao clima tropical, hábitos alimentares como dieta rica em carne e sal e pouca ingestão de líquidos.
Estima-se que 5 a 15% da população vai sofrer com a doença em algum momento da vida. Pacientes masculinos com faixa etária entre 35 e 45 anos são o principal grupo de risco podendo atingir pacientes infantis, adultos e idosos de ambos os sexos.
“Existem duas situações. A situação em que o paciente tem um quadro de início rápido, subido, com cólicas fortes, fazendo o paciente procurar um pronto socorro e existe a outra situação da qual o paciente sente desconforto mais leve não se caracterizando dor forte e o paciente procura um consultório médico. A dor forte muitas vezes é confundida com dor de coluna e essa dor é de forte intensidade que pode irradiar para a região da virilha e pode ou não vir acompanhado de outros sintomas como febre e sangramento na urina”, explicou o médico Wildson Moura, urologista.
A grande maioria dos cálculos são de pequeno tamanho (menores de 5mm), não havendo necessidade de tratamento cirúrgico. Contudo, em cálculos de maior dimensão, sua eliminação torna-se improvável havendo necessidade de cirurgia.
Hoje o Hospital Marques Basto dispõe de tecnologia para o tratamento minimamente invasivo de cálculos. São utilizados aparelhos para entrar na via urinária, seja no rim ou no ureter (canal que comunica rim com a bexiga), permitindo a fragmentação com laser. São procedimentos de maneira geral seguros que possibilitam apenas 1 dia de internação e retorno precoce ao domicílio ou trabalho.
Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade! Marque sua consulta pelo número (86) 3315– 7000 (whatssap) ou (86) 3315 – 7001.
Fonte: AsCom HMB / Edição: Tribuna de Parnaíba