Prefeitura de Luís Correia emite nota aberta sobre construção de posto do SAMU

Nota esclarece sobre a construção de uma nova base do SAMU na localidade Brejinho e a regularização de pendências existentes na base já instalada no centro da cidade.

A prefeitura de Luís Correia, emitiu nesta sexta-feira (07), uma nota aberta à imprensa e comunidade, acerca da construção de uma segunda base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no município. Continua depois da publicidade

Segundo a nota, não há neste momento, possibilidades da construção de uma segunda base no município, haja visto pendências na atual unidade, desde o ano de 2016, além de outros critérios exigidos pelo Governo Federal que demandariam tempo para cumprimento dos requisitos. Confira:

Nota à imprensa e à comunidade

A Prefeitura de Luís Correia vem por meio desta esclarecer as questões relacionadas ”à construção de um posto avançado de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a ser construído no povoado Brejinho, Município de Luís Correia” .

Cada vereador deste Município dispõe de emenda impositiva, tendo obrigatoriamente que aplicar metade desta emenda às ações relativas à Saúde do Município. Ocorre que, ao longo dos anos, as gestões anteriores NUNCA aplicaram as emendas dos nobres representantes do Poder Legislativo, os deixando cada vez mais alheios à prestação de serviços do executivo municipal.

A Prefeita Maninha, respeitando os parâmetros legais, faz questão de que todas as emendas dos nobres vereadores sejam respeitadas e aplicadas tal qual o requerimento dos mesmos, desde que estejam dentro da legitimidade jurídica pertinente.

Ocorre que, ao final do ano legislativo, alguns vereadores destinaram suas emendas para a construção de um posto avançado de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na grande região Brejinho. Entretanto, tal obra não pode ser realizada, considerando que o município de Luís Correia é contemplado apenas com uma unidade de SAMU que estar instalado na sede do município, sendo que a implantação de mais uma unidade não depende apenas do poder executivo municipal, visto que o programa é oriundo do Governo Federal.

Para construção e operação de uma nova unidade do SAMU é necessário atender à critérios do Governo Federal e perfazer o trâmite administrativo complexo e que demanda tempo para cumprimento dos seus requisitos (fases de requerimento, análise e habilitação).

Ademais o município está impedido de requerer mais uma unidade do SAMU, porque está com
pendências na atual unidade desde o ano de 2016. Prefeita e a Secretária de Saúde estão desde o começo da atual gestão municipal em processo de regularização da unidade do SAMU já existente na zona urbana de Luís Correia e pretendem que, tão logo o processo esteja concluído, a grande região Brejinho possa operar com um SAMU independente para a localidade, dada sua relevada importância.

Informamos também que pela primeira vez na história, por entender a necessidade da região, a Prefeitura de Luís Correia tem destinado uma ambulância 24h todos os dias e o reforço do SAMU nos finais semanas e feriados com recursos próprios.

A verdade sempre prevalecerá, a mudança é a gente que faz

Fonte: AsCom PMLC / Edição: Tribuna de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *