Até a última sexta-feira (21), cerca de 14 pacientes estavam internados no Hospital Nossa Senhora de Fátima vítimas de Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG
A Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG é caracterizada quando o indivíduo apresenta pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, tosse, nariz escorrendo (coriza), dor de garganta, problemas no olfato ou no paladar, e que passe a apresentar: Continua depois da publicidade
- dificuldade ou desconforto para respirar;
- sensação de peso ou pressão no peito;
- menor oxigenação no sangue (saturação de oxigênio < 95%);
- rosto ou lábios azuis ou arroxeados.
Em crianças, também podem ocorrer sinais como:
- falta de ar;
- desidratação;
- menor apetite.
Dentre as doenças que causam essa síndrome, estão as infecções dos pulmões (pneumonias) que podem ser causadas por vários microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e até mesmo a gripe.
Continua depois da publicidade
Em Parnaíba, devido ao elevado casos de gripe, algumas confirmadas inclusive como a H2N3, o número de pacientes internados com SRAG supera até mesmo os de covid-19. São 9 pacientes internados por covid-19 (08 em leitos e 01 na UTI), contra 14 por SRAG (10 em leitos e 04 na UTI).
Esses dados reforçam a necessidade da manutenção dos cuidados, não só contra a covid-19, mas contra a própria gripe, tão comum nos meses de dezembro a março.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba