Maior parte dos casos registrados são de turistas, que visitaram a cidade do litoral piauiense, segundo a prefeitura.
A cidade de Cajueiro da Praia, registrou 123 casos de Covid-19 nos primeiros dias de 2022. Apesar de não ter tido festas organizadas pela prefeitura, foram registrados grandes eventos privados, com a presença de famosos e influenciadores no vilarejo de Barra Grande, um dos principais destinos turísticos do estado. Continua depois da publicidade
Dos 123 casos confirmados entre os dias 1º e 2 de janeiro, 103 são de pessoas de outros municípios. Desde o início da pandemia, em 2020, já foram contabilizados 1.269 casos e 26 óbitos em Cajueiro da Praia. Apesar do número elevado de casos positivos, nenhum paciente está internado.
De acordo com a secretária de saúde municipal, Joara Mendes, esses números acendem um alerta na gestão da cidade. “Houve um aumento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias, o que nos deixa em alerta” ressaltou ela.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a secretária, apesar da não realização de eventos por parte da prefeitura, a grande demanda de eventos privados podem ter contribuído para o aumento nos casos.
“Desde o dia 27 de dezembro que estamos realizando plantões médicos e de enfermagem. Equipes técnicas realizaram testagem e busca ativa todos os dias. Além disso, fiscalizamos pousadas. Porém, nossas recomendações não foram seguidas por todos”, enfatizou Joara.
A prefeitura continua disponibilizando testes nos postos de saúde. Até o momento a cidade, de cerca de 7,6 mil habitantes, vacinou 6.263 moradores com a primeira dose, e 4.610 com a segunda. Já com a dose de reforço foram contabilizados 410 vacinados e 110 receberam vacina de dose única.
Fonte: G1 / Edição: Tribuna de Parnaíba