O cantor foi diagnosticado com monilíase oral (candidíase oral), uma espécie de fungo, após tomar corticoide para tratar problemas no pulmão causados pela Covid-19 e o uso de vape, uma espécie de cigarro eletrônico.
O infectologista Alexandre Naime do Hospital das Clínicas de Botucatu, explicou sobre o assunto. “Ele se aproveita de uma situação de queda de imunidade, para se instalar. Uma pessoa sem nenhuma categoria de anomalia pode até ter a presença do fungo, mas ele não manifesta. Já para quem tem problemas crônicos de imunidade, ou está fazendo tratamentos que afetam o sistema imune, como a quimioterapia, é mais comum aparecer”, explica o infectologista. Continua depois da publicidade
Alexandre acrescentou que apesar de não ser tão comum, a doença não costuma ser grave. Seu tratamento é feito com medicamentos antifungos ou ingerindo drogas antifúngicas que devem ser prescritas por um especialista.
A candidíase oral normalmente provoca o aparecimento de sinais e sintomas como:
- Camada esbranquiçada na boca;
- Placas de uma substância cremosa na boca;
- Aparecimento de aftas na língua ou na bochecha;
- Sensação de algodão na boca;
- Dor ou ardência nas regiões afetadas;
- Em casos mais graves, pode haver também sinais de inflamação no esôfago, o que pode causar dor e dificuldade para engolir.
Edição: Tribuna de Parnaíba