As saídas especiais ou saidões, ocorrem em datas comemorativas específicas, tais como Natal, Páscoa e Dia das Mães, para confraternização e visita dos detentos aos familiares.
Neste ano de 2021, o Piauí terá 387 presos, com direito ao benefício da saída temporária de Natal. As saídas ocorrem nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), véspera de Natal. Continua depois da publicidade
O benefício visa à ressocialização de presos, através do convívio familiar e da atribuição de mecanismos de recompensas e de aferição do senso de responsabilidade e disciplina do reeducando. É concedido apenas aos que, entre outros requisitos, cumprem pena em regime semiaberto (penúltimo estágio de cumprimento da pena) com autorização para saídas temporárias e aos que têm trabalho externo implementado ou deferido, sendo que neste caso é preciso que já tenham usufruído de pelo menos uma saída especial nos últimos 12 meses.
Continua depois da publicidade
Os beneficiados devem retornar às detenções entre os dias 3 e 4 de janeiro. Aquele que descumprir o acordo é automaticamente considerado foragido da Justiça.
Não têm direito à saída especial os custodiados que estejam sob investigação, respondendo a inquérito disciplinar ou que tenham recebido sanção disciplinar.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba