O ex-presidente Lula disse em entrevista durante viagem pela Europa que é preciso “regulamentar as redes sociais”. Em outra oportunidade Lula já havia dito que se eleito presidente iria “regulamentar os meios de comunicação”
Em entrevista ao grupo S&D em Bruxelas, veiculada na quinta-feira (18), o petista afirmou que não se pode permitir que a “digitalização da sociedade seja usada para o mal”. Continua depois da publicidade
O petista respondia a uma pergunta sobre os riscos para a democracia com a manipulação das redes. Lula começou com uma menção à eleição do americano Donald Trump, em 2016, atribuída por ele a “um processo de mentiras”.
“No Brasil, nós temos um presidente que conta cinco mentiras por dia através das redes sociais. Isso não nega a democracia… Isso só alimenta a necessidade de vivermos mais democraticamente. Porque nós vamos ter que regulamentar as redes sociais”, disse Lula.
Ele acrescentou ainda: “Vamos ter que regulamentar a internet, vamos ter que colocar um parâmetro. Uma coisa é você utilizar os meios de comunicação para você informar, para você educar. Outra coisa é para fazer maldade. Outra coisa é para contar mentida. Para causar prejuízo à sociedade”.
Continua depois da publicidade
Lula está desde a semana passada em viagem pela Europa. Ele foi recebido por líderes como o presidente francês Emanuel Macron, o espanhol Pedro Sánchez e discursou no Parlamento Europeu.