A queda foi monitorada pelo site Down Detector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 12h30 (horário de Brasília).
Usuários começaram a reclamar no início da tarde desta segunda-feira (04) que o WhatsApp, Instagram e Facebook estavam fora do ar. Enquanto as redes sociais não estavam atualizando o feed, o mensageiro não estava recebendo e enviando nenhuma mensagem. Continua depois da publicidade
Com as 3 plataformas de Mark Zuckerberg fora do ar, as pessoas aproveitaram para reclamar da situação no Twitter. Como sempre de maneira bem-humorada, os usuários pediram para que as redes voltem a funcionar o mais rápido possível.
“WhatsApp, Instagram e Facebook caíram, então já sabe né?
me liga, me manda um telegrama pic.twitter.com/zPPYagCTJB
— Pagode Anos 90 (@pagodeanos90) October 4, 2021
cara pelo amor de deus
eu estava fofocando volta whatsapp 😫
— TSMayumi (@jumayumin1) October 4, 2021
O que causou a instabilidade?
A queda desta segunda-feira das 2 principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem do mundo não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, virou notícia no mundo todo.
Nos Estados Unidos, por exemplo, as hashtags #instagramdown e #facebookdown ficaram nas primeiras colocações nos trendings topics por volta das 13h (horário de Brasília). O mesmo aconteceu em países como Espanha, Alemanha e Reino Unido.