Projeto prevê novo pátio de aeronaves e um maior terminal de passageiros, além de ampliar a capacidade de transporte de cargas
O Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil, aprovou a concessão do Aeroporto do Parnaíba através da portaria Nº 1.127, assinada no dia 24 de setembro. O texto autoriza a anuência do projeto da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) para a gestão do equipamento público. Continua depois da publicidade
“A Portaria assinada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil é um passo importante para o projeto da Suparc”, afirma a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura.
Localizada no litoral do Piauí, a cidade de Parnaíba é a porta de chegada de turistas que pretendem conhecer praias piauienses e cearenses, além do Delta, único das Américas em mar aberto.
O Aeroporto Internacional vai fortalecer o Turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí e Ceará, o estado do Maranhão. A infraestrutura prevista no projeto de PPP (Parceria Público Privada) deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.
De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. “Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. Isso amplia o potencial turístico da cidade, que é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e a Rota. O Aeroporto aparece como uma solução para a viabilidade de grandes eventos e investimentos em hotelaria. Cresce o turismo e com ele mais oportunidades para as pessoas”, afirma.
Continua depois da publicidade
A PPP do Aeroporto de Parnaíba segue para procedimento licitatório, através de concorrência pública, para prestar serviços públicos de administração, conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação aeroportuária do espaço, que deve receber voos nacionais e internacionais.
A parceria consiste na contratação de uma concessão patrocinada, por um período de 32 anos, com projeção total de investimento de R$ 106.562.767,09. O modelo de parceria escolhido pelo Governo do Estado do Piauí é estratégico e impacta em benefícios para o usuário, facilitando que turistas de outros Estados venham direto à praia, sem precisar pegar a estrada. Além disso, a estrutura em funcionamento permite que produtores do litoral piauiense possam escoar a produção para todo o mundo, reduzindo fretes em razão da localização geográfica estratégica do Aeroporto.