Segundo bióloga, o animal não é agressivo. Espécie está ameaçada de extinção e é comum em nosso litoral
Um tubarão-lixa, foi flagrado por banhistas e pescadores na manhã deste sábado (28) na praia do Peito de Moça em Luís Correia. Segundo a doutora em biologia Geórgia Aragão a espécie não é agressiva, apesar de possuir uma forte mordida. Continua depois da publicidade
Mesmo considerados dóceis, os tubarões-lixa podem morder. Eles não procuram por carne humana, mas podem confundir banhistas com outros animais e, assim, atacar.
Ainda segundo a Dra. Geórgia, um tubarão-lixa pode chegar a até 4 metros de comprimento e pesar 500 kg. “No litoral brasileiro ele já foi extinto em determinadas áreas, mas no nosso litoral ainda é comum, mas isso não quer dizer algo bom, porque os registros que temos é da pesca, então nós temos uma pesca que fomenta a extinção dessa espécie”, destacou a bióloga.
Continua depois da publicidade
Após ser flagrado encalhado, o animal de aproximadamente 1,5m foi devolvido ao mar por pescadores. “É uma espécie que tem um comportamento de andar lá no fundo do mar. Podem ficar tranquilos, não precisa se apavorar, o tubarão-lixa é uma espécie residente de nosso litoral, eles vivem aqui, nunca tivemos um registro de qualquer problema, de qualquer interação negativa desses animais com humanos” pontuou a especialista em tubarões.