Autoridades de saúde de diversos municípios piauienses estão monitorando casos nas cidades de Poranga e Croatá no Ceará
A cidade de Pedro II, distante 173 Km de Parnaíba, está em alerta com o surgimento de casos da variante Delta em dois municípios cearenses que fazem divisa com a região. Um dos casos foi confirmado na cidade de Poranga e o outro segue em análise em Croatá. Continua depois da publicidade
O surgimento dos casos preocupa diversas autoridades de saúde dos municípios do norte piauiense. A secretaria de saúde de Poranga (CE) confirmou que um jovem de 20 anos testou para a variante Delta. Ele teve contato de pessoas que estiveram no Rio de Janeiro e participaram de um evento no Ceará. O paciente segue monitorado e ficará em isolamento por 14 dias.
Na cidade de Pedro II, Mardônio Nepomuceno, gerente de vigilância Sanitária diz que um protocolo já está sendo implementado para impedir a variante no Piauí intensificando medidas de atenção às cidades vizinhas tendo casos confirmados.
“Um dos casos foi detectado nesta segunda-feira (9) em Poranga-CE, que fica a cerca de 50 Km daqui. Já estamos colocando barreiras sanitárias para controlar o fluxo de pessoas que entram em Pedro II. Há uma preocupação porque há a realização de feiras e estamos se precavendo.”, explicou o gestor ao portal meionorte.com.
Autoridades sanitárias de municípios piauienses próximos à Pedro II, também acompanham a evolução dos casos nas cidades cearenses e, na própria cidade de Pedro II. É válido ressaltar que a variante Delta do novo Coronavírus é até 10 vezes mais transmissível que a cepa original do novo Coronavírus, podendo inclusive ser transmitida em ambientes abertos.