Paguei uma dívida e ainda estou com restrição juntos aos órgãos de proteção ao crédito. E agora?
Ninguém quer ficar muito tempo com alguma restrição no nome. E por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome? Continua depois da publicidade
A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.
A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.
O prazo acabou e ainda estou com a restrição. E agora?
Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência.
Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.
Continua depois da publicidade
Quando começa a contar o prazo de 5 dias?
Essa é uma pergunta bastante comum. As pessoas se questionam se o banco ou financeira podem alegar que tiveram prazos internos para dar baixa no nome. E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida.
O período para a baixa só pode ser maior se o pagamento for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação.