A queda nas mortes pela doença nas últimas duas semanas foi de 54%. O quantitativo de amostras recebidas pelo Lacen-PI para a realização do exame de RT/PCR também apresentou uma queda.
O estado do Piauí registrou um decréscimo no número de óbitos por Covid-19, segundo levantamento do Consórcio Nacional de Imprensa. A queda nas mortes pela doença nas últimas duas semanas foi de 54%. Continua depois da publicidade
A média de morte diária, segundo o Painel Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem apresentando uma tendência de queda de -46%. O estado vem registrando oito óbitos por dia e 512 casos, que também está com tendência de queda de -34%. Os dados do painel levam em conta os números dos últimos sete dias.
“Essa queda, da média diária de óbitos, é reflexo da vacinação e das medidas de isolamento adotadas nos decretos, que foram essenciais para evitar a disseminação do vírus no Piauí. Porém, não é o momento de baixar a guarda, pois infelizmente ainda estamos em situação de alerta”, lembra a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.
O quantitativo de amostras recebidas pelo Lacen para a realização do exame de RT/PCR também apresentou uma queda. No mês de abril era feita, diariamente, uma média de 1.303 testes, em maio passou para 1.260 e em junho e início de julho a média diária é de 647 testes.
Continua depois da publicidade
“O Lacen, no último mês, observou uma diminuição no número de amostras enviadas pelos municípios para análise, em comparação aos dois meses anteriores. Entretanto temos que alertar à população que, queda do movimento, não reflete, necessariamente, a da positividade, que ainda está alta, mesmo com a diminuição do número de casos”, lembra a diretora do Lacen, Walterlene de Carvalho.
O estado vem avançando na vacinação. No total, 1.098.459 piauienses vacinados com a primeira dose e 378.969 completamente imunizados contra a Covid-19, seja porque tomou as duas doses ou porque recebeu o imunizante que só necessita de uma aplicação para completar o esquema vacinal.