Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, que alterar nome para “Porto das Barcas, Seu João Claudino”
Em sessão virtual, a Câmara de Vereadores de Parnaíba discute nesta quarta-feira (09) a alteração no nome do Complexo Turístico Porto das Barcas, para Porto das Barcas, Seu João Claudino. A mudança é de autoria da Secretaria Estadual de Cultura, à frente o jornalista Fábio Novo (PT), que também participará da sessão de forma remota. Continua depois da publicidade
Sobre o acréscimo do nome, o Secretário Fábio Novo justificou a alteração, destacando que o homenageado foi o maior comerciante e empresário do Piauí, o que justificaria a associação do complexo, que no passado fora o centro comercial de Parnaíba, ao nome do empresário, falecido em abril de 2020.
“Foi o único empresário ainda em vida que demonstrou sensibilidade quando procurado para tratar da recuperação de parte do complexo. O Museu do Mar estava em ruínas e João Claudino foi o único do setor empresarial que se colocou à disposição para ajudar na recuperação. Hoje boa parte da museografia do Museu do Mar do Delta do Parnaíba tem o seu patrocínio.” Justificou o Secretário de Cultura.
Vereadores contrários à homenagem
Ouvimos os vereadores Batista do Catanduvas (SOLIDARIEDADE) e David Soares (PP), sobre a alteração do nome. Ambos manifestaram-se contrários à alteração, afirmando que em razão da história e do simbolismo do nome original, ser superior a qualquer homenageado que por ventura seja indicado, o mesmo deve ser preservado.
Batista do Catanduvas
“Seu João Claudino, por ser o empreendedor que foi, no estado do Piauí e no nordeste merece todas as honrarias e homenagens possíveis, não a do Porto das Barcas. Não há como se mudar o nome do complexo Porto das Barcas para homenagear uma pessoa, nem mesmo se fosse um parnaibano, porque nós temos inúmeras pessoas que contribuíram para a história da cidade e nem por isso deva ser mudado para um deles. Eu fico triste, porque acho que o seu João Claudino não deveria ter sido colocado em uma situação como essa e, se querem homenageá-lo, por que não na Associação Comercial? Eu acho que o Porto das Barcas, é Porto das Barcas, não tem que ser colocado um outro nome. A nossa história, a história da cidade, da nossa cultura, não pode ser alterada. É a mesma coisa de você pegar o Pelourinho na Bahia e botar um outro nome, ou o Pão de açúcar e colocar outro nome, ou no monumento à Batalha do Jenipapo e acrescentar outro nome, então é uma coisa totalmente fora do contexto, e eu acho que é a mesma opinião de quem ama a história da cidade e ama a cultura da cidade de Parnaíba. Reconheço o trabalho do Seu João Claudino, e ele merece todas as homenagens possíveis, menos mudar ou incluir no Porto das Barcas o nome do Seu João Claudino ou de qualquer outra pessoa.” Pontuou Batista.
David Soares
“O Porto das Barcas é um dos locais centrais e constitutivos da história e memória da nossa cidade. Adicionar qualquer nome, por mais respeitável que seja, como é o caso do Seu João Claudino, significa, em grande medida, uma descaracterização da história desse local tão importante e amado por nós parnaibanos! Por essa e outras razões, penso que o correto é a permanência da nomenclatura Complexo Porto das Barcas”. Afirmou David Soares.
A sessão virtual poderá ser acompanhada através do facebook da Câmara de Vereadores do Município de Parnaíba, nesta quarta-feira (09), a partir das 18h30. Link da página: https://www.facebook.com/cmparnaibaoficial
Complexo turístico
Localizado ao lado da imponente ponte Simplício Dias, que liga o continente à Ilha Grande de Santa Isabel, às margens do rio Igaraçu. O Porto das Barcas está ligado à história de Parnaíba, já foi um porto fluvial e a principal porta de entrada de manufaturados da Europa e da exportação de charque, babaçu e o apogeu do ciclo da cera de carnaúba. O local já foi destaque mundial na época das navegações a vapor, recebendo embarcações principalmente da Inglaterra e Portugal.
Atualmente como complexo turístico é dotado de toda uma estrutura local, como agências de turismo, pousada, estacionamento, bares e restaurantes. Com características de época preservadas, mantém um ambiente rústico, ruas estreitas e prédios históricos. Recentemente o local passou por grande reforma que manteve sua originalidade agregando maior segurança e conforto e seus visitantes.