HU será o primeiro centro de referência no tratamento de obesidade no Piauí

Com implementação, adequação, reforma e compra de insumos frutos de emendas parlamentares, unidade deverá ficar pronta em 60 dias.

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) implementará mais um procedimento e tratamento na Unidade Hospitalar, desta vez contra a obesidade. De acordo com o diretor do HU, Dr. Paulo Márcio, o hospital se tornará referência como um centro de tratamento da obesidade, sendo o primeiro do estado do Piauí com o tratamento específico. Continua depois da publicidade

Em entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte, o médico destacou que o centro contará com a tecnologia videolaparoscopia, que é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e sem cortes realizada por auxílio de uma endocâmera. Além disso, o prazo de apresentação para o centro está previsto para daqui a 60 dias.

“As cirurgias serão destinadas aos obesos mórbidos, pois sabemos que os obesos nesta condição realmente são os que vivem menos por causa das inúmeras complicações que esta doença determina. Agora com o Covid ficou claro, se mostrando implacável, assim como outras doenças como trombose, infarto, diabetes, hipertensão, além de doenças mentais como a depressão”, destacou o médico.

Continua depois da publicidade

Com investimentos de quase R$ 1 milhão, a implementação do centro de referência terá três etapas. Na primeira contará com reforma, adequação e compra de equipamentos específicos para o centro cirúrgico, frutos de emendas parlamentares do deputado federal Átila Lira. Já na segunda etapa será a compra de insumos específicos para as cirurgias que será garantida pela emenda do senador Elmano Ferrer. E a terceira etapa será a aquisição de materiais físicos através do deputado federal Júlio Cesar.

As cirurgias destinadas aos obesos mórbidos serão ofertadas exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Portal OitoMeia / Edição: Tribuna de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *