Ministério da Saúde mapeará Covid-19 em nove municípios do Piauí

Estudo pretende monitorar o comportamento da pandemia em todo o território nacional

Nove cidades do Piauí participarão da Pesquisa da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), que será realizada pelo Ministério da Saúde para monitorar o comportamento da pandemia no território nacional. Ao todo, mais de 62 mil domicílios de 274 municípios de todo o país devem participar do estudo. Continua depois da publicidade

Os selecionados para a PrevCov participaram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19) realizada no ano passado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na última segunda-feira (17) os mais de cinco mil piauienses, com residências em: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Monsenhor Gil, Teresina e União, aptos para a participação na pesquisa, começaram a receber mensagens via WhatsApp e SMS com informações sobre o levantamento.

Município Número de Participantes
Altos 313
Beneditinos 124
Coivaras 94
Curralinhos 90
Demerval Lobão 127
José de Freitas 257
Monsenhor Gil 98
Teresina 3.567
União 421

Após a mensagem, o selecionado receberá uma ligação para confirmar sua participação. Nesta ocasião, a equipe fará uma breve entrevista com o escolhido. Uma vez que o selecionado aceite participar, a central faz o agendamento para a coleta. O coletador irá até a casa do participante com identificação, portanto, não será necessário ir ao laboratório. Antes do procedimento, o selecionado deve assinar um termo de consentimento para a coleta de sangue.

Continua depois da publicidade

Os participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação. A pesquisa de soroprevalência vai mostrar qual é o comportamento do vírus no Brasil. Os participantes terão acesso ao exame de forma individual. O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa em documentos técnicos e coletivas de imprensa – a previsão de conclusão é para setembro deste ano.

Com informações do Ministério da Saúde / Edição: Tribuna de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *