Acidente com jato ocorreu na tarde desta terça-feira (20); até o momento foram registradas 3 vítimas, sendo 01 fatal, 01 em estado grave e uma 3ª com escoriações.
Um acidente com um avião de pequeno porte no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde desta terça-feira (20). Continua depois da publicidade
De acordo com a corporação, equipes se deslocaram para atender a ocorrência da queda de um jato.
Segundo o chefe das equipes que atuam no local, são três vítimas envolvidas. Duas delas, os pilotos na cabine, ficaram presos às ferragens. Um dos pilotos morreu ainda no local, o outro foi retirado em estado grave por volta de 16h15. Ele foi levado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII no helicóptero dos bombeiros. A outra vítima já se encontrava fora do avião, apresentando escoriações.
A princípio, segundo os bombeiros, o trem de pouso da aeronave não abriu.
O acidente assustou moradores da região. “No ano passado teve um outro que caiu. Temos que ficar bastante alerta agora”, disse Reginaldo de Souza, de 46 anos, funcionário público e morador do Bairro São Bernardo.
Avião
O avião envolvido no acidente possui matrícula PR-MLA. Trata-se de um modelo 35A, fabricado pela Learjet. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, que pertence a uma empresa de construção, está regular. A validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) do avião é de 30 de março de 2022.
A reportagem do Estado de Minas apurou que pouco antes do acidente, o avião fazia procedimentos de arremetida na pista do Aeroporto da Pampulha, que é quando o piloto suspende o pouso e retoma potência para uma nova decolagem.
Como de praxe, uma investigação deve ser aberta pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Aeronáutica, para apurar as causas do acidente.