A comissão da Covid-19 do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (15), um requerimento do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) que pede explicações ao Ministério da Saúde sobre a morosidade na vacinação de idosos em estados brasileiros, entre eles o Piauí.
“No Piauí temos uma aflição muito grande, porque até hoje na maior parte dos municípios apenas as pessoas com mais de 79 anos foram vacinadas, enquanto em estados vizinhos, como o Maranhão, essa faixa já é de 75 anos”, explicou o senador. Continua depois da publicidade
No requerimento, Ciro requisitou informações sobre as formas de aplicação das vacinas por faixa etária; os mecanismos adotados para cumprimento de metas por parte dos estados e, ainda, quais foram as providências tomadas para agilizar a vacinação dos idosos.
O prazo para o ministério da Saúde enviar as respostas é de 30 dias a partir da data do despacho do requerimento por parte do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Ciro ressaltou que é preciso identificar onde está a falha por parte dos entes públicos para corrigir essa distorção que se dá entre diferentes estados.
“É importante garantir que todo o país seja atendido de forma uniforme”, defendeu.