Policiais rodoviários federais apreenderam um caminhão M. BENZ/L 1313 que transportava carga em excesso. O flagrante aconteceu na BR 343 em Parnaíba durante fiscalização de rotina.
Os Policiais rodoviários federais deram ordem de parada ao veículo de carga que era conduzido por um idoso de 61 anos. Ao fazer as devidas verificações da nota fiscal com as características do veículo, foi constatado que o veículo estava com 6,5 toneladas de excesso de peso. Além disso, o veículo apresentava também 5,5 toneladas de excesso relativo à Capacidade Máxima de Tração. Continua depois da publicidade
Diante dessa situação, os policiais realizaram a apreensão do veículo até que fosse retirado o excesso de peso. Além disso o condutor foi autuado conforme o Código de Trânsito Brasileiro e se comprometeu a se fazer presente em audiência judicial para esclarecer a prática delituosa. O condutor responderá pelo crime de Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.
A PRF informa que o excesso de peso desses veículos prejudica a vida útil do asfalto, o fluxo dos carros e ainda pode provocar acidentes, tornando maior o risco de colisões e tombamentos de carga.
Continua depois da publicidade
O excesso verificado nas fiscalizações gera uma multa referente a infração de trânsito prevista no art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Acima de 1000 kg, a infração será considerada gravíssima e punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. E o caminhão só é liberado após transbordo da mercadoria excedente.