Prefeitura de Parnaíba emite nota sobre caso de Febre do Nilo

Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (26), Nota Informativa sobre o caso. Vítima foi contaminada em julho, porém somente agora foi fechado o diagnóstico da doença.

A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 26 de novembro, uma Nota Informativa, sobre o primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental, confirmado na cidade de Parnaíba. Continua depois da publicidade

A confirmação do diagnóstico foi dada através da Secretaria Estadual de Saúde, na quinta-feira (19). Confira:

NOTA INFORMATIVA Nº 05/2020

ASSUNTO: CASO HUMANO DE FEBRE DO NILO OCIDENTAL

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde entrou em contato conosco para comunicar sobre a confirmação do caso (Novembro/2020). A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Parnaíba, recebeu a notificação e resultados dos exames indicados de infecção recente pelo vírus da febre do Nilo Ocidental, correspondente a paciente residente na cidade e adoecido em julho/2020.

Os exames de diagnóstico, foram realizados na seção de Arbovirologia e Febre Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência do Ministério da Saúde. A investigação do caso foi realizada no escopo do Programa de Vigilância das Síndromes Neuroinvasivas por Arbovírus, iniciado em 2013.

Houve coincidência temporal entre o adoecimento do paciente e o falecimento de um cavalo com sintomatologia neurológica, em Parnaíba. Amostras de sangue do animal foram encaminhadas para análise, bem como amostras de outros animais (aves e equídeos) e mosquitos, em projeto e iniciativas de pesquisa e vigilância em saúde desenvolvida sob parceria entre a SMS-Parnaíba e outras instituições, como a Universidade Federal do Piauí, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Instituto Evandro Chagas, Laboratório de Patologia e Virologia Animal (UFMG) e secretarias municipais de saúde de outros municípios piauienses. Este projeto integrado é fundamental, pois, o ciclo biológico da febre do Nilo Ocidental, envolve, além de humanos, aves migratórias, cavalos e mosquitos.

Desde o conhecimento do caso, a SMS-Parnaíba iniciou uma série de ações de monitoramento ambiental e epidemiológico, por meio do trabalho de campo, deflagrada pelo diagnóstico do caso. Em breve, uma nota técnica será emitida para os profissionais de saúde da cidade. Até o momento não há registro de outros casos no município.

Parnaíba, 25 de novembro de 2020

Rejane Maria Mendes Moreira
Secretária Municipal de Saúde

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *