Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (26), Nota Informativa sobre o caso. Vítima foi contaminada em julho, porém somente agora foi fechado o diagnóstico da doença.
A Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 26 de novembro, uma Nota Informativa, sobre o primeiro caso de Febre do Nilo Ocidental, confirmado na cidade de Parnaíba. Continua depois da publicidade
A confirmação do diagnóstico foi dada através da Secretaria Estadual de Saúde, na quinta-feira (19). Confira:
NOTA INFORMATIVA Nº 05/2020
ASSUNTO: CASO HUMANO DE FEBRE DO NILO OCIDENTAL
Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde entrou em contato conosco para comunicar sobre a confirmação do caso (Novembro/2020). A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Parnaíba, recebeu a notificação e resultados dos exames indicados de infecção recente pelo vírus da febre do Nilo Ocidental, correspondente a paciente residente na cidade e adoecido em julho/2020.
Os exames de diagnóstico, foram realizados na seção de Arbovirologia e Febre Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência do Ministério da Saúde. A investigação do caso foi realizada no escopo do Programa de Vigilância das Síndromes Neuroinvasivas por Arbovírus, iniciado em 2013.
Houve coincidência temporal entre o adoecimento do paciente e o falecimento de um cavalo com sintomatologia neurológica, em Parnaíba. Amostras de sangue do animal foram encaminhadas para análise, bem como amostras de outros animais (aves e equídeos) e mosquitos, em projeto e iniciativas de pesquisa e vigilância em saúde desenvolvida sob parceria entre a SMS-Parnaíba e outras instituições, como a Universidade Federal do Piauí, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Instituto Evandro Chagas, Laboratório de Patologia e Virologia Animal (UFMG) e secretarias municipais de saúde de outros municípios piauienses. Este projeto integrado é fundamental, pois, o ciclo biológico da febre do Nilo Ocidental, envolve, além de humanos, aves migratórias, cavalos e mosquitos.
Desde o conhecimento do caso, a SMS-Parnaíba iniciou uma série de ações de monitoramento ambiental e epidemiológico, por meio do trabalho de campo, deflagrada pelo diagnóstico do caso. Em breve, uma nota técnica será emitida para os profissionais de saúde da cidade. Até o momento não há registro de outros casos no município.
Parnaíba, 25 de novembro de 2020
Rejane Maria Mendes Moreira
Secretária Municipal de Saúde