O decreto com medidas restritivas em relação ao consumo de bebida alcoólica aos finais de semana foi assinado pelo governador Wellington Dias e divulgado nesta quinta-feira (22).
A venda está liberada, mas a população não poderá ingerir álcool em via pública, nem próximo a estabelecimentos privados como bares, restaurantes e casas de eventos. A restrição se aplica ainda a praças e outros logradouros fora do ambiente domiciliar.
“O consumo de bebidas alcoólicas apenas para os clientes devidamente sentados em cadeiras e acomodados em mesas, respeitando o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros e as demais medidas higienicossanitárias”, diz o decreto.
Pelo documento, forças de segurança, vigilância sanitária e equipes de saúde serão convocadas para intensificar a fiscalização das restrições estabelecidas nos planos específicos de retomada das atividades, além de promover a testagem da população.
As polícias Militar e Civil, voltarão a fiscalizar a exigência do uso da máscara, álcool gel e o distanciamento nas ruas e dentro de estabelecimentos. Nas casas de eventos será observada também a capacidade ocupação.
Continua depois da publicidade
A Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos fiscalizadores de trânsito, devem intensificar as blitzen e a testagem dos condutores com etilômetro.
“A falta de cuidados está fazendo aumentar o número de pessoas com covid, cresce a ocupação de leitos e, consequentemente, os óbitos. Trabalhamos para conter a transmissibilidade e reduzir mortes” declarou o governador
Na última semana, o Piauí registrou 70 mortes por covid-19, média de 10 óbitos por dia.