Segundo a secretária de meio ambiente, Sádia Castro, as pessoas podem ir para a praia, tomar banho de mar, mas com os cuidados redobrados.
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) descartou a possibilidade de interdição das praias de Luís Correia, Litoral do Piauí, após o aparecimento de tubarões. Uma reunião realizada nesta segunda-feira (7) discutiu estratégias para enfrentar a situação.
“É importante tranquilizar os turistas e banhistas, assim como os donos de pousadas, restaurantes e hotéis, que nesse momento não há indicativo de interdição das praias. A situação que nos apresenta não recomenda isso, mas os cuidados que estão sendo repassados pela Semar, Secretaria de Turismo, pelo Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos”, declarou a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro.
Segundo a secretária Sádia Castro, as pessoas podem ir para a praia, tomar banho de mar, mas com os cuidados redobrados: não demorar, não mergulhar muito e não ficar distante da praia, ter cuidados com as crianças e idosos, evitar prática de esportes náuticos.
Durante a reunião foi criado três grupos de trabalho: de monitoramento das praias, outro para cuidar dos banhistas e dos animais, e o terceiro responsável pela comunicação a população.
“Esses animais vivem aqui, é o habitat natural deles, o que nos estranha a aproximação dos tubarões na praia. A Semar vai contactar pesquisadores que trabalham com essas espécies para montar um plano de trabalho de monitoramento. Outro eixo é a segurança, que contará com a Ciptur, Corpo de Bombeiros e Capitania dos Portos para alertar os turistas”, destacou Waneska Vasconcelos, auditora fiscal ambiental da Semar.