Foram aí instaladas as primeiras fazendas, por algumas pessoas, dando início ao primeiro núcleo de povoamento, um insignificante arraial, hoje, a cidade de Parnaíba
De acordo com o recebimento da carta Régia, de 12 de janeiro de 1699, enviada pelo governador de Pernambuco, determinava se que fosse feito o levantamento dos rios: Parnaíba e Paraim, o fundo do mar e, em seguida, a entrada do rio, para melhor verificar a largura das barras e baixios; o Capitão Mor do Ceará, Francisco Gil Ribeiro, expediu de imediato ordens ao Sargento Mor Leonardo de Sá, com 700 homens, a dar à missão, conforme as ordens recebidas.
Leonardo de Sá desbravou A Região compreendida entre o rio Igaraçu e a serra de Ibiapaba; percorreu ele todo Rio e Igaraçu, nome indígena que quer dizer Canoa Grande; travou o combate com os índios Tremembés, na Serra da Ibiapaba, e venceu-os.
Continua depois da publicidade
A missão foi cumprida, sendo que pelo feito, Leonardo de Sá e seus companheiros receberam “SESMARIAS” de terras às margens do rio Igaraçu. Eles, entretanto, retornaram ao Ceará, logo depois; foram aí instaladas as primeiras fazendas, por algumas pessoas, dando início ao primeiro núcleo de povoamento, um insignificante arraial, hoje, a cidade de Parnaíba.
A série, Personalidades Atuantes da História de Parnaíba, Ontem e Hoje, da escritora Aldenora Mendes Moreira, é publicada diariamente às 20h.
Fonte: Personalidades atuantes da história da Parnaíba, ontem e hoje. Aldenora Mendes Moreira
Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui