Em alusão ao mês de aniversário de Parnaíba, o Portal Tribuna de Parnaíba reproduzirá durante todo o mês de agosto, (sempre às 20h) trechos do livro: Personalidades atuantes da história da Parnaíba, ontem e hoje, da Professora Aldenora Mendes Moreira (in memorian). Confira o primeiro capítulo:
Apresentação: Parnaíba recebeu o nome do grande rio, sendo a 2ª cidade do estado e faz parte do 3º Polo Turístico do Brasil. É, justamente na mesorregião do norte do Piauí, na microrregião do litoral piauiense (87) que vamos encontrar Parnaíba, nossa cidade, situada à margem direita do rio Igaraçu, um dos braços do rio Parnaíba, acariciada pela brisa do mar, do rio Igaraçu, portão de entrada do Delta, este incrível e fascinante mundo, onde a natureza é toda beleza e lazer.
As tradições históricas da cidade de Parnaíba contam o seu nascimento, seus primeiros passos, elementos que influenciaram, no seu destino, pessoas que ajudaram-na a crescer e locais e fatos que marcaram os seus dias.
Parnaíba, cidade histórica, berço de filhos ilustres, que, ao longo do tempo tem divulgado, levando seu nome além das fronteiras!
Vale a pena conhecer Parnaíba, os velhos casarões, representantes mudos de um passado histórico, legados da riqueza dos áureos tempos das charqueadas, os monumentos, as igrejas, as praças; Parnaíba abre os nossos olhos a um mundo distante… colorido… e fantástico.
Com este trabalho, queremos resgatar a lembrança dos vultos do passado… e, em relevo destacar as personalidades de nossa cidade, as quais retrataram uma Parnaíba histórica e de grandes feitos patrióticos.
Continua depois da publicidade
O nosso desejo é sem dúvida, ofertar aos jovens, aos professores, amigos, este trabalho simples, realizado com muito amor, para divulgar alguns nomes daqueles que fizeram e fazem a nossa história, trazendo à tona a Parnaíba que sonhamos e que sempre amamos… a Parnaíba de ontem, a Parnaíba de hoje.
Fonte: Personalidades atuantes da história da Parnaíba, ontem e hoje. Aldenora Mendes Moreira
Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui
Parabéns pela iniciativa! Regastar a nossa memória histórica contribui para amenizar o alzheimer cultural da nossa gente.
Parabéns pela publicação!
Poderiam fazer o facor de informar qual o contato para aquisição de um exemplar do livro da Prof. Aldenora.