Inovação é o caminho para uma pedagogia disruptiva

Proposta é interromper barreiras para melhorar a educação brasileira

Os pedagogos estão, cada vez mais, inovando em abordagens, métodos e formatos para transmitir conhecimentos. Essa evolução foi visível durante as aulas remotas, quando foram exploradas ferramentas para a nova Educação 4.0, possibilitando uma metodologia ativa e impulsionar a aprendizagem e a criatividade de alunos e professores. Agora, os especialistas estão estudando formas de romper com o formato tradicional e melhorar o existente por meio de uma pedagogia disruptiva.

De acordo com o professor do curso de pedagogia da Faculdade UNINASSAU Parnaíba, Gilberto Escórcio, muitas inovações estão sendo feitas para melhorar a forma de ensinar. Como exemplo ele cita a utilização da Inteligência Artificial (IA) e da gamificação, que tiveram excelente receptividade nas salas de aula como forma efetiva de envolver os alunos no estudo por meio de jogos como “Profetubers”, “Massive Open Online Courses(MOOC)”, o “Lifelong Learning”, “e-Learning Empresarial” e tantas outras possibilidades oferecidas pela tecnologia.

Continua depois da publicidade

“Nós, pedagogos, estamos nos reinventando, utilizando novos procedimentos de aprendizagem, rompendo barreiras e desenvolvendo pedagogia potencial, estamos na era da ‘Educação Disruptiva’”, explica Gilberto.

Com o intuito de debater essa temática, a UNINASSAU Parnaíba vai realizar uma live com o pedagogo e mestre em Educação, Danilo de Melo Souza, e o professor Gilberto Escórcio. A atividade será nessa terça-feira (11), às 19h, no perfil do Instagram @uninassau.parnaiba.pi.

Fonte: AsCom

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *