O estado americano da Califórnia foi atingido por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter às 17h40 no horário local (14h40 no horário de Brasília).
Fonte: CNN, em São Paulo
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), a cidade mais próxima ao epicentro do sismo é Lone Pine, a 18 quilômetros do abalo. O município está a 531 quilômetros da capital Sacramento e a 330 quilômetros de Los Angeles.
O terremoto principal foi seguido por vários tremores secundários, um deles de magnitude 4,6 e mais próximo da área povoada. Não há registros de vítimas ou danos materiais.
O fenômeno acontece apenas um dia depois de um abalo sísmico de 7,4 graus na escala Richter deixar sete mortos no México, de acordo com o governador do estado de Oaxaca, Alejandro Murat, o mais afetado pelo tremor no país, a 31 km do epicentro, em entrevista à rede local Milenio.
Apesar da coincidência, os dois eventos não estão diretamente relacionados. O terremoto na Califórnia foi provocado pela falha de San Andreas, no encontro entre as placas tectônicas do Pacífico e Norte-americana. Já o mexicano foi ocasionado pela instabilidade no cruzamento entre a microplaca Rivera e as placas Cocos e Caribe.
Confira outras matérias sobre cotidiano internacional clicando aqui