Durante três dias pesquisadores do Ministério da Saúde e Prefeitura de Parnaíba percorrerão 25 bairros, realizando pesquisas e testes em 02 moradores de cada casa, para COVID-19
Da Redação do Tribuna de Parnaíba
Tem início nesta quinta-feira (04) a segunda fase de uma pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade de Pelotas (RS), que visa acompanhar a evolução da COVID-19 no Brasil e identificar pacientes assintomáticos da doença.
Ao todo 26 bairros de Parnaíba receberão equipes de pesquisadores formados por técnicos do Ministério da Saúde, recenseadores do IBOPE e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba.
Toda a logística e escolha de bairros foi elaborada entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Parnaíba, durante a pesquisa dois moradores serão sorteados para fazerem o teste rápido para covid-19.
Além de registrar possíveis comorbidades entre os moradores de cada bairro o projeto ainda busca detectar portadores do novo coronavírus, que não apresentam sintomas, ou seja, casos assintomáticos.
A Secretária Municipal de Saúde, esclarece que, o Prefeito Mão Santa, determinou que psicólogos da rede municipal de saúde estejam à disposição da população parnaibana neste momento de pandemia e, que todos as Unidades Básicas de Saúde estão alinhadas para receber, diagnosticar e tratar pacientes da COVID-19. Casos fortemente sintomáticos serão imediatamente encaminhados ao Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, para realização de teste laboratorial.
Continua depois da publicidade
Os bairros selecionados para a pesquisa são: Nossa Senhora de Fátima, Cantagalo, Nova Parnaíba, São José, Mendonça Clark, Campos, São Francisco da Guarita, Bebedouro, Ceará, Pindorama, Santa Luzia, Boa Esperança, São Vicente de Paulo, Reis Veloso, São Judas Tadeu, Rodoviária, Primavera, Piauí, Alto Santa Maria, Dirceu Arcoverde, Frei Higino, Igaraçu, João XXIII, Santa Isabel e Sabiazal.
Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui