W. Dias admite que pode determinar ‘lockdown’ no Piauí

Governador comentou sobre possibilidade de usar o bloqueio total, medida mais radical que o isolamento social, para evitar subida de casos de coronavírus: ‘Trabalhar para não ter colapso’, explicou Dias.

Fonte: G1

O governador Wellington Dias (PT) respondeu nesta quinta-feira (7) se o estado poderia recorrer ao lockdown, termo usado para definir o bloqueio total, medida mais radical que o isolamento social, restringindo ainda mais a circulação de pessoas e carros para impedir o avanço de coronavírus. Para Dias, a possibilidade existe “com certeza”, contudo, o sistema de saúde – no momento – ainda é capaz de suportar a demanda de infectados de Covid-19.

Em entrevista à TV Clube, o governador ressaltou que apenas os índices de isolamento social podem indicar se o “lockdown” será usado. “A gente precisa do isolamento social, é o que nos permite uma posição mais tranquila, menos perigosa. Se não seguir o isolamento, temos que ir para um linha mais dura”, comentou Wellington.

“Torço para que todos colaborem para a gente não precisar disso”, continuou o governador, se referindo ao lockdown.

Entenda o que é o lockdown

Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação de pessoas fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

As atividades essenciais funcionam com controle das autoridades. O acesso a um perímetro da cidade ou do estado é fechado e pode passar a ser controlado também. Para poder passar pelos controles, as pessoas precisam, por exemplo, de declarações de suas empresas que atestam que elas desempenham uma atividade essencial.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *