Cartões do SUS iniciados em 1, 2 ou 8 devem ser atualizados

Atualização é necessária para inclusão do CPF ao banco de dados do Sistema Único de Saúde – SUS e pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde

Da Redação do Tribuna de Parnaíba

Os portadores de cartão do SUS, que tenham a numeração iniciada em 1, 2 ou 8, devem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde, do município de Parnaíba, ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde, para atualização do Cartão do SUS.

Segundo o Diretor de Sistema e-SUS, Edson Farias, da Prefeitura de Parnaíba, a atualização não tem data limite para ser realizada, e nem corre o risco imediato de cancelamento do cartão; no entanto, o Diretor informa que a atualização faz parte de um programa de unificação dos documentos individuais de identificação o chamado, Cadastro Único.

“A atualização do Cartão do SUS, consiste em inserir a numeração do CPF no registro do Cartão, porque futuramente com a criação do Cadastro Único, haverá o registro de todos os documentos essenciais do cidadão, como: CPF, Cartão do SUS, RG, Título de Eleitor, PIS/PASEP, NIT em um único documento. Atualmente a maioria dos documentos que estão sendo emitidos já possuem o CPF cadastrado, as crianças nascidas a partir de 2017 já possuem o CPF inserido na certidão de nascimento, então esse chamado é para inserir o número do CPF no cadastro do Cartão do SUS, para o início da unificação da documentação para o Cadastro Único” afirmou o diretor do sistema E-SUS. Continua depois da publicidade 

Edson afirma ainda que, os usuários que possuam Cartão do SUS, com o início 7, NÃO precisam passar por essa atualização, pois já foram emitidos com o CPF cadastrado. A princípio não há o risco imediato de cancelamento do Cartão para aqueles que não realizarem a atualização, porém, em um futuro próximo, pode haver um prazo para realização do mesmo.

Confira a documentação necessária para atualização do cartão do SUS:

  • CPF;
  • Cartão do SUS;
  • Comprovante de residência
    Na ausência de Comprovante de residência, pode ser utilizado o Cadastro Individual, realizado pelo Agente Comunitário de Saúde.

Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *