Moradores reclamavam de infestação de embuás, também conhecidos como “piolho de cobra”. Apesar de não serem venenosos, podem causar queimaduras e exalar um cheiro muito forte.
Da Redação do Tribuna de Parnaíba / Com informações do Portal dos animais
Na manhã deste domingo (26), a Prefeitura de Parnaíba iniciou trabalhos de limpeza em terrenos baldios no Bairro Dom Rufino, próximo ao CIE – Centro de Iniciação ao Esporte.
Moradores da região reclamavam da infestação de milhares de embuás, que são pequenos insetos mas que podem chegar a medir 15 centímetros e um centímetro de diâmetro. Eles alimentam-se de madeira podre e folhas mortas, e não são venenosos.
Uma força tarefa composta por agentes do centro de Zoonoses, e equipes da Secretaria de Infraestrutura e Limpeza Urbana, iniciaram na manhã deste domingo (26) a limpeza dos terrenos baldios e aplicação de remédios contra as pragas. A ação deve se estender durante toda a semana.
O Prefeito Mão Santa, acompanhou o início dos trabalhos, e determinou o acompanhamento para um possível reaparecimento dos insetos após o término da ação, já que os embuás gostam de lugares úmidos, com pouca luz e, costumam viver sob folhas, pedras e troncos, podendo aparecer até dentro de algumas residências.
Os piolhos-de-cobra têm uma sazonalidade marcante; eles costumam aparecer, quase sempre, nos períodos quentes e mais chuvosos.
Quando ele se sente molestado ou ameaçado, o bicho se encolhe todo para fingir de morto. O piolho-de-cobra chega a exalar um cheiro muito forte para espantar seus inimigos: o cianeto de hidrogênio.
Confira outras matérias sobre cotidiano clicando aqui